O Bacharelado em TEOLOGIA da Católica de Santos é o primeiro e único da Baixada Santista.  À luz da fé Cristã, em consonância com a Tradição e o Magistério da Igreja, reflete o homem, a natureza e a sociedade. Em diálogo permanente com outras Igrejas Cristãs e Religiões, aprofunda o ecumenismo e a caminhada comum para a construção do Reino de Deus. O curso, mediante uma investigação sistemática, prepara o aluno para compreender, aprofundar e vivenciar a fé, formando profissionais sólidos no saber e coerentes na ética-cristã.

Objetivos gerais
Avaliar os fenômenos humanos e religiosos, bem como as dinâmicas sociais, articulando a religião e outras manifestações culturais / Correlacionar os conceitos teológicos e as situações práticas da vida / Compreender as tradições culturais e religiosas / Valorizar a pluralidade cultural e religiosa, buscando superar e posicionar-se frente às práticas discriminatórias e preconceituosas / Desenvolver visão abrangente da dimensão religiosa da experiência humana individual e social / Compreender a transcendência como capacidade humana de ir além dos limites que se experimentam na existência / Entender o papel social, ético e pedagógico do teólogo / Refletir acerca da teologia espiritual, inclusive na sua dimensão mística

Período Noite
Duração 8 semestres

Estrutura ÚNICA que une teoria e prática

Presença pública, interferindo construtivamente na sociedade, na perspectiva da transformação da realidade eclesial, educacional, social, política e econômica, e na valorização e promoção da pessoa humana; Valorização do conhecimento que transforma a realidade (aprender a fazer); que promove a integração humana (aprender a conviver); que dá sentido pleno à vida (aprender a ser); que abre o entendimento para a busca do novo (aprender a aprender); como também abre perspectivas para transcender (aprender a crer); Reflexão a partir de textos sagrados, considerando o cenário histórico, político, cultural e eclesial da contemporaneidade; Desenvolvimento de ações para a formação continuada, analisando as mudanças que se apresentam no cenário das novas tecnologias, ideologias culturais e religiosas, impactando a vida pessoal, familiar e social; Vivência da fé e da ética cristã voltadas à cidadania, à justiça social e à preservação do meio ambiente; Reflexão crítica em relação ao papel da igreja no mundo.

Onde você pode trabalhar

O Bacharel em TEOLOGIA da Católica de Santos tem um vasto campo de atuação em comunidades religiosas, associações civis, ONGs, escolas e universidades. Formando e orientando pessoas. Como ministro dos Ritos Sagrados, dialogando perenemente com o mundo e a sociedade que o cercam, o Bacharel em Teologia é sinal do contraditório e do humano que se eterniza na fé e nas tradições religiosas.

Coordenador
Prof. Me. Pe. Cláudio Scherer da Silva

Diretor do Instituto de Teologia São José de Anchieta
Padre Antonio Alberto Finotti


Campus Dom Idílio José Soares
Avenida Conselheiro Nébias, 300 – Vila Mathias

Fundamento legal para o funcionamento do curso
Autorização: Resolução CONSU nº 5/2014