Incubadora promove o encontro “Cultura Caiçara- Tradição e Vidas Preservadas”

Evento cutlura caiçara
Mesa reuniu secretários de cultura e pesquisadores da cultura caiçara

Com o objetivo de incentivar as tradições da cultura caiçara e debater sobre a sua preservação, a Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários da UNISANTOS promoveu, no último dia 2, o encontro “Cultura Caiçara- Tradição e Vidas Preservadas”. O evento contou com a participação do secretário adjunto de Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello; do secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal; do pesquisador, professor doutor Antonio Carlos Sant’Ana Diegues; e do músico e escritor Márcio Barreto.

 

Doutor em Sociologia, referência na área da cultura caiçara, Antônio Diegues fez questão de ressaltar que os diferentes povos que habitam a região são a base da nossa cultura e devem receber o devido reconhecimento. O secretário adjunto do Estado, Romildo Campello, comentou que a cultura caiçara deve ser preservada e trabalhada para também ser um motor para a economia das cidades. O secretário de Santos, Rafael Leal, falou sobre o trabalho que é feito em Santos, com destaque para a Semana da Cultura Caiçara.  A mesa de discussões foi mediada pela coordenadora da Incubadora da UNISANTOS, a professora mestre Dalva Mendes Fernandes.

Gextus
Grupo de Teatro da UNISANTOS fez performance

 

Durante o evento o público pode conhecer um pouco mais sobre a cultura caiçara, na voz do violeiro Ciro Xavier Martins, que apresentou cantigas típicas. O Grupo Experimental de Teatro UNISANTOS (Gextus) também marcou presença por meio de um esquete que ilustrou a legítima história caiçara.

 

CIDADANIA EMPREENDEDORA – O evento contou com a presença de representantes de ONG’s e moradores do bairro Caruara, na Área Continental de Santos, que desenvolveram o Projeto Cidadania Empreendedora, por meio do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), com a Sociedade de Melhoramento do Bairro Caruara  e apoio da  Prefeitura de Santos.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!