INOVAÇÃO – Inédito na Baixada Santista, Laboratório de Inteligência Artificial contribui para novas soluções

Estudantes e docentes comemoraram a entrega do novo espaço para o ensino, a pesquisa e a extensão

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de soluções de alto nível técnico no campo da Inteligência Artificial, a UNISANTOS inaugurou, ontem (11), o Laboratório de Inteligência Artificial, o primeiro da Região Metropolitana da Baixada Santista. Fruto de parceria com a Zero Treze Inovation Space e a IBM, no espaço serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva de ações com estudantes e egressos em busca de oportunidades para empreender.

O laboratório, localizado no Campus Dom Idílio José Soares, conta com 16 computadores com processador Intel i5, com dois monitores cada, disco rígido de 1 TB e memória RAM de 8 GB. Ele está configurado com Sistema Operacional: dual boot, Windows 10 e Ubuntu 18.04 LTS; TensorFlow; Anaconda; R; IBM Watson; e IBM Cloud. Para as aulas práticas de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, atenderá as disciplinas Introdução à Inteligência Artificial, Inteligência Artificial, Sistemas Distribuídos e Programação Paralela e Concorrente.

Representantes das três instituições envolvidas na parceria descerraram a fita da porta da sala

Na área da pesquisa, dará suporte às atividades do Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial e para os programas de iniciação científica e tecnológica para a graduação e para o ensino médio, em diferentes áreas do conhecimento.  O laboratório também será utilizado para atividades de extensão, por meio de oficinas, minicursos, cursos extracurriculares e cursos de especialização.

A entrega do espaço foi comemorada, principalmente, pelos estudantes que participaram da cerimônia que contou com assinatura de convênio. Para o coordenador do curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, o professor mestre Ciro Cirne Trindade, as expectativas são as melhores, pois já existem projetos que contarão com o Laboratório de Inteligência Artificial e irão avançar, na perspectiva de encontrar soluções em diferentes áreas para empreender.

Público visitou o laboratório após a cerimônia que contou com a assinatura de convênio

IBM – Executiva de Programas Globais para Universidade da IBM Brasil, Alcely Strutz Barroso ressaltou a importância da parceria inédita que une a experiência da empresa e todo conhecimento dos docentes e pesquisadores para proporcionar novos desafios aos estudantes. “Essa iniciativa reúne o ecossistema, a empresa e a universidade em busca de soluções, o que abre novas possibilidades para que o aluno se instrumentalize e seja capaz de criar e trazer inovação”.

ZERO TREZE – Ceo da Zero Treze, Marco Antonio Riveiros agradeceu o empenho da Universidade para a formalização do convênio e enfatizou que democratizar o acesso à inteligência artificial é quebrar paradigmas. “Juntos vamos buscar oportunidades para os alunos e ex-alunos, cujo impacto será enorme para a universidade e para o mercado de trabalho”, disse, ao lembrar que a primeira atividade já está programada para os dias 17 e 18 de outubro, na UNISANTOS, com a realização do Hackathon, uma maratona tecnológica que reúne programadores, designers e outros profissionais.

Cerimônia de apresentação do espaço e assinatura do convênio foram prestigiadas pelos estudantes, docentes e pesquisadores

Para o reitor da UNISANTOS, Marcos Medina Leite, as oportunidades que surgem com o laboratório são infinitas e envolvem todas as áreas da Universidade. Para ampliar as possibilidades de negócios, talvez novas startups, ele anunciou que em breve será assinado um convênio com o Sebrae. Lembrou aos estudantes que as parcerias significam a comunhão dos esforços entre a comunidade tecnológica e a comunidade acadêmica em prol de uma sociedade extremamente carente de soluções. “Que vocês tenham todo o suporte necessário para que daí derivem novas oportunidades de negócios e talvez vocês voltem aqui assinando convênios com essa universidade, que sempre será a universidade de vocês, construindo e sendo parte dessa comunidade tecnológica”, finalizou.