Biblioteca

Acessibilidade

VLIBRAS
Pacote de ferramentas computacionais de código aberto utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. O VLibras foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Ministério do Planejamento e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O VLibras pode traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas web acessíveis para pessoas surdas.

DORINATECA
A Biblioteca Digital Dorina Nowill tem como objetivo disponibilizar o download de livros acessíveis a pessoas com deficiência visual residentes no Brasil e organizações em território nacional que promovam o livro e a leitura inclusiva. Dessa maneira, as pessoas com deficiência visual e os usuários com deficiência visual destas organizações poderão usufruir do material acessível disponibilizado de maneira rápida por meio do acesso à internet.
A inscrição deve ser efetuada diretamente no site Dorinateca por meio de preenchimento do registro de interesse com dados pessoais. Como os livros acessíveis são de uso exclusivo de pessoas com deficiência visual, as inscrições são avaliadas e validadas pela equipe em até dois dias úteis. Assim que a inscrição for aprovada, o leitor ou a organização recebe a permissão de acesso às obras disponíveis para download.
Para pessoas sem deficiência visual, o acesso é somente as obras de domínio público.

NVDA
O NonVisual Desktop Access (NVDA) é um programa de código aberto que fornece às pessoas cegas o acesso a computadores com Windows. O NVDA permite ao usuário saber o que aparece no monitor e usa um sintetizador de voz e/ou uma linha Braille para transmitir a informação.

SPEECH TEXTER
O SpeechTexter® é um aplicativo de fala-para-texto multilíngue gratuito e profissional, cujo objetivo é ajudar na transcrição de qualquer tipo de documento, livros, relatórios, postagens de blog, etc, usando a voz. O dicionário personalizado do SpeechTexter permite adicionar comandos curtos para inserir dados usados com frequência (sinais de pontuação, números de telefone, endereços, etc).