UNISANTOS comemora 67 anos de criação com as instalações da Cátedra “Padre Waldemar Valle Martins” e do Instituto de Teologia São José de Anchieta

Sede da SVSL

Marco na região e litoral do Estado de São Paulo, a história da Universidade Católica de Santos teve início em 28 de agosto de 1951, quando foi fundada a sua mantenedora, a Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL). Para comemorar os 67 anos de existência, a UNISANTOS preparou uma programação especial. Na terça-feira (28), às 19 horas, será instalada a Cátedra “Padre Waldemar Valle Martins”; e na quarta-feira (29), às 19 horas, será instalada a nova unidade universitária, o Instituto de Teologia São José de Anchieta, no Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300).

A Cátedra “Padre Waldemar Valle Martins” tem o objetivo de estimular a pesquisa acadêmica e a iniciação científica a partir da literatura produzida pelo professor, filósofo e teólogo, o primeiro reitor da UNISANTOS, líder no processo do reconhecimento da instituição, em 1986. A instalação do Instituto de Teologia São José de Anchieta vem ao encontro dos anseios da comunidade acadêmica e da identidade católica e comunitária da Universidade.

CRIAÇÃO – A criação da SVSL foi uma ideia de Dom Idílio José Soares (terceiro bispo de Santos -1943/1966) que liderou um grupo de 14 pessoas em reunião realizada na Rua Euclides da Cunha, 241, mesmo prédio em que hoje ela está instalada e que, naquela época, era a residência episcopal denominada Palácio Episcopal São José.

Comemoração pelo reconhecimento da instituição, em 1986

O nome da instituição (Sociedade Visconde de São Leopoldo) é uma homenagem ao santista José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde São Leopoldo, criador dos cursos jurídicos no Brasil, governador da Província do Rio Grande e fundador da cidade gaúcha de São Leopoldo, durante o período imperial. Sua criação originou a instalação da primeira faculdade, a de Direito em 1953, a conhecida Casa Amarela, a de Filosofia, Ciências e Letras em 1955, com seus primeiros cursos de Jornalismo, Letras e Pedagogia. Em 1959, a instituição incorporou a Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais, originalmente criada por outra mantenedora. Na década 70 foram criadas as Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, de Comunicação e de Serviço Social e nos anos 80, as de Farmácia, Enfermagem e Engenharia.

Dom Idílio faleceu em 1966 e Dom David Picão assumiu a presidência. Na sua administração, o Liceu Santista foi incorporado em 1977 e a Universidade Católica de Santos reconhecida em 1986. Com a resignação de Dom David, em 2000, a São Leopoldo passou a ser presidida pelo atual bispo emérito de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido. Com a sua renúncia, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, por motivo de idade, Dom Tarcísio Scaramussa foi nomeado bispo diocesano e tornou-se, no dia 6 de maio de 2015, chanceler da UNISANTOS. No dia 27 de abril deste ano, Dom Tarcísio foi eleito em Assembleia Geral da instituição, o novo presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo.