Com o tema “Liderança e inteligência emocional”, Encontro de Representantes de Classe da UNISANTOS promove debate e troca de ideias

Líderes de classe de diversos cursos assistiram a palestra e discutiram os principais pontos da representação estudantil

“O líder de classe resolve problemas, não fala sobre eles”. Assim, o professor mestre Aristides de Medeiros Brito Júnior deu início à palestra “Liderança e inteligência emocional”, durante o Encontro de Representantes de Classe da UNISANTOS, no último sábado (22).

Líderes de classe de diferentes cursos marcaram presença para discutir os pontos principais da representação estudantil, além de participar de dinâmicas em grupo. “Um representante tem que estar preparado para mobilizar e inspirar” afirmou o professor Aristides Brito, que é consultor e diretor da Marca Pessoal Desenvolvimento Humano e membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.

Professor Aristides Brito Júnior ministrou a palestra

César Augusto Fernandes Silva Oliveira, do 4º semestre de Ciências da Computação, acredita que o representante, acima de tudo, deve ter comunicação. “Devemos nos comunicar não só com os colegas de classe, mas também com os professores e coordenadores de curso para saber o que fazer e poder trocar ideias”. Assim como César, a estudante do 2º semestre de Direito, Luiza Letícia Silva Macedo, conta que o encontro é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos. “É importante para que todos representantes dos outros cursos acabem trocando experiências uns com os outros e juntos consigam fazer uma gestão melhor ainda”.

PALESTRA – Para Heloísa de Souza Cordeiro, do 6º semestre de Farmácia, a palestra foi muito importante para expor o papel do representante. “Serviu não só para nós, representantes, que vamos entender melhor sobre aqueles pontos que precisamos ter, mas como também vamos poder transmitir aquilo que aprendemos para os demais”. Segundo ela, eventos como esse são uma forma de envolver os representantes, as turmas e, consequentemente, a instituição.

Do 4º semestre de Ciências Contábeis, Eduardo Oliveira acredita que a reunião é um meio de preparar o representante para conviver com conflitos que possam surgir na sala de aula. “Temos que expressar o que os alunos estão falando quando, por exemplo, tiver algum problema com algum professor ou dentro da classe e saber como controlar nossas emoções na hora de liderar”.

O evento contou com a participação das pró-reitoras, professoras doutoras Mariângela Mendes Lomba Pinho (Administrativa) e Rosângela Ballego Campanhã (Graduação).