UNISANTOS comemora 30 anos de reconhecimento e 65 anos de história

12-1- funcionários e professores comemoram reconhecimento
Reconhecimento foi comemorado por funcionários docentes e administrativos, dirigentes e alunos

“Finalmente, fizeram justiça com a nossa Cidade. Vejo coroado o trabalho de tantos, durante o espaço de 10 anos. Vejo coroado também o trabalho de Dom David, por este pedestal mais alto de cultura que conquistamos agora. Como prefeito, vejo que a minha Cidade se enriquece e se engrandece”. Assim, o então prefeito de Santos, Osvaldo Justo, exaltava a aprovação do reconhecimento da primeira universidade da região, a Universidade Católica de Santos, no dia 28 de janeiro de 1986.  Em matéria publicada no Jornal a Tribuna, no dia 29, ele e demais autoridades da área da educação exaltaram a conquista. Os oito dias que antecederam a homologação do parecer de aprovação do processo 3924/76, no dia 6 de fevereiro, em Brasília, foram comemorados e obtiveram ampla cobertura da mídia. O ato de assinatura, sob o comando do então ministro da Educação,Marco Antônio Maciel, contou com a presença de dezenas de autoridades do País.

Entre os presentes na cerimônia, estavam os então dirigentes da mantenedora, a Sociedade Visconde de São Leopoldo; o secretário de Ensino Superior do MEC, Gamaliel Herval; o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, José Raymundo Martins Romeo; o secretário da CNBB, dom Luciano Mendes de Almeida; o bispo de Anápolis, dom Manoel Pestana Filho; além de inúmeros reitores ligados à Associação Brasileira de Escolas Superiores Católicas – ABESC, entidade então presidida pelo futuro reitor da UNISANTOS, padre Waldemar Valle Martins, falecido em 10 de maio de 2004. “Aos meus amigos que se dedicaram ao trabalho de prepara meticulosamente o processo da UNISANTOS, recém-aprovada pelo CFE (Conselho Federal de Educação), repeti, mais de uma vez, sem vaidade, mas convicto: Coragem! Estamos fazendo história!”, disse padre Waldemar em seu discurso de agradecimento ao ministro e conselheiros.

12 - Assinatura do reconhecimento - 6-02-1986
Assinatura do reconhecimento em Brasília

Início – A história da Universidade Católica de Santos teve início em 28 de agosto de 1951, quando foi fundada a Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL). A criação foi uma ideia de Dom Idílio José Soares (terceiro bispo de Santos -1943/1966) que liderou um grupo de 14 pessoas em reunião realizada na Rua Euclides da Cunha, 241, mesmo prédio em que hoje está instalada sua sede administrativa e que, naquela época era a residência episcopal, denominada Palácio Episcopal São José.

O nome da instituição (Sociedade Visconde de São Leopoldo) é uma homenagem ao santista José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde São Leopoldo, criador dos cursos jurídicos no Brasil, governador da Província do Rio Grande e fundador da cidade gaúcha de São Leopoldo, durante o período imperial. Sua criação originou a instalação da primeira faculdade, a de Direito em 1953, a conhecida Casa Amarela, a de Filosofia, Ciências e Letras em 1955, com seus primeiros cursos de Jornalismo, Letras e Pedagogia. Em 1959, a instituição incorporou a Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais, originalmente criada por outra mantenedora. Na década 70 foram criadas as Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, de Comunicação e de Serviço Social e nos anos 80, as de Farmácia, Enfermagem e Engenharia.

Dom Idílio faleceu em 1966 e Dom David Picão assumiu a presidência. Na sua administração, o Liceu Santista foi incorporado em 1977 e a Universidade Católica de Santos reconhecida em 1986. Com a resignação de Dom David, em 2000, a São Leopoldo passou a ser presidida pelo atual bispo emérito de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido. Com a sua renúncia, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, por motivo de idade, Dom Tarcísio Scaramussa foi nomeado bispo diocesano e tornou-se, no dia 6 de maio, chanceler da UNISANTOS.