Novos estudantes do Ensino Médio iniciam no Programa de Educação Científica

ICEM
Estudantes integram o Programa de Iniciação Científica e o Programa Caça Talentos Júnior

Mais de 100 estudantes de escolas de ensino médio da região receberam, no último dia 15, as boas-vindas de seus orientadores e dos dirigentes do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci).  O Programa de Educação Científica para o Ensino Médio iniciou o semestre com novas turmas do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio e Programa Caça Talentos Júnior.  São dezenas de projetos nas áreas da Educação, Direito, Engenharias, Matemática, Economia, Arquitetura, Computação, Química, Geofísica, Música,  História, Comunicação, Letras, Tradução, Psicologia e Relações Internacionais.

Diretora do Ipeci, a professora doutora Adriana Florentino de Souza conta que o programa desperta talentos e aproxima os jovens da academia. “Com o conhecimento sobre o universo da pesquisa, eles encontram caminhos e vislumbram um futuro profissional, sendo que muitos voltam para a UNISANTOS como estudantes da Graduação e bolsistas de novos projetos de iniciação científica”, ressalta.

ICEM 2
Em diferentes áreas do conhecimento, estudantes iniciam pesquisas e participam de oficinas

EXPECTATIVA – O estudante Arthur Mauá Martins, do Colégio São José, está no projeto que vai estudar o desenvolvimento de cosmético contendo hibisco (botóx natural) para pele e cabelo, sob orientação do professor doutor Túlio Nakazato da Cunha. Para ele, estar na UNISANTOS é a oportunidade de vivenciar novas experiências, de colocar o conhecimento em prática, utilizando recursos que a escola não possui. No mesmo grupo da pesquisa, Gabriella Silveira Cesta, do Liceu Santista, diz que decidiu pelo projeto de Iniciação Científica por gostar muito da prática laboratorial. Ela já conhecia o Ipeci porque participou, no ano passado, do Programa Caça Talentos Júnior.

Iasmyn D’avilla da Silva, da Escola Estadual Marquês de São Vicente, conta que nunca havia entrado em uma universidade e gostou muito do que já conheceu em termos de infraestrutura. Ela está em um projeto na área de geofísica, orientado pelo professor doutor Oleg Bokhonok, que tem como uma das vertentes a prospecção/exploração de óleo, petróleo e gás. Optou por este caminho pelo desejo de conhecer mais sobre as questões do petróleo, da água e as questões ambientais na região.