Editora

e-Books

• Comentários ao Estatuto da Metrópole
Edson Ricardo Saleme e José Marques Carriço (Orgs)
Leopoldianum, 2018
O Estatuto da Metrópole reforça o pensamento de que o planejamento das regiões metropolitanas deve ocorrer de forma transparente e compartilhada e, principalmente, ser realizado por meio de um processo contínuo que reflita o compromisso com a sociedade e não apenas como um episódio dependente da visão dos governos atuantes.

Faça o download

• Anais do V Congresso Internacional de Direito Ambiental Internacional
Maria Luiza Machado Granziera e Fernando Rei (Orgs)
Leopoldianum, 2018
O leitor encontrará trabalhos de diversas regiões do País, da Europa e das Américas, avaliados por pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior, que se debruçam na análise de questões complexas relacionadas a problemas ambientais estratégicos atuais, a partir do estudo de contextos históricos e geográficos específicos e da dinâmica de regimes internacionais.

Faça o download

• Anais do I Simpósio de Saúde Socioambiental da Baixada Santista. “Saúde e
Meio Ambiente na Baixada Santista”
Lourdes Conceição Martins (Org)
Leopoldianum, 2018
Neste evento, foram debatidos os aspectos ligados a renda, migração urbana, oferta de infraestrutura e fiscalização do poder publico sobre a qualidade do meio ambiente e seus impactos sobre a saúde da população residente na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Faça o download

• Formação de Professores na Educação Infantil: conquistas e realidades
Marineide de Oliveira Gomes (Org)
Leopoldianum, 2018
A obra tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de
pesquisadores(as) de diferentes instituições de nível superior, de modo a promover o diálogo e efetivar parcerias interinstitucionais, tendo em comum a perspectiva de autonomia na formação de professores de educação infantil, entendida como emancipação humana e intelectual.

Faça o download

• Anais do I Congresso Multidisciplinar de Saúde da Baixada Santista. “Diálogos Intersetoriais da Saúde: A Universidade Sem Muros para a Sociedade”
Lourdes Conceição Martins (Org)
Leopoldianum, 2018
Neste congresso, foram discutidos importantes temas para a Baixada Santista como, por exemplo, os acidentes ambientais, biomas e ambiente, mortalidade materna-infantil e doenças infecto-contagiosas, dentre outros problemas prevalentes na região.

Faça o download

• Direitos Humanos e Vulnerabilidade em Políticas Públicas
Liliana Lyra Jubilut, Fernanda de Magalhães Dias Frinhani e Rachel de Oliveira Lopes (Orgs)
Leopoldianum, 2017
A obra explora a faceta das políticas públicas no sistema de garantias dos direitos humanos, tratadas em contexto de vulnerabilidades. As análises de políticas públicas ganham a necessária abordagem interdisciplinar, e permitem a reflexão a partir da leitura de pesquisadores de doze universidades.

Faça o download

• Anais do VIII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello: A Ampliação do Conceito de Refugiado e o Consequente Aumento de Proteção
Liliana Lyra Jubilut, Camila Marques Gilberto e Tainan Henrique Siqueira (Orgs)
Leopoldianum, 2017
A publicação dos Anais do seminário é um resultado concreto da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UniSantos na busca por contribuir com a ampliação da proteção e assim atuar no tema específico do evento que organizou.

Faça o download

• International economic law and the environment – Promoting sustainable development on local, regional, national and global contexts
Andreia Costa Vieira (Org.)
Leopoldianum, 2017
O Sustainable Development Goals, apresentado ao mundo em 2015, provocou reivindicações em todo o planeta em favor de diferentes ferramentas e instrumentos para atingir seus objetivos. A pesquisa contida nessa publicação apresenta as observações do Grupo de Pesquisa Deima em relação a esses recursos.

Faça o download

• A Universidade como Espaço de Formação de Sujeitos
Ivanise Monfredini (Org.)
Leopoldianum, 2016
Os debatedores trataram da relação entre arte e formação; da extensão universitária como espaço de formação de sujeitos; dos diferentes referenciais teóricos para pensar a formação de sujeitos; e da relação entre Universidade e os  movimentos sociais. Cada um abordou os respectivos temas, procurando responder se é possível a formação de sujeitos na Universidade brasileira.

Faça o download

• A Coordenação do Trabalho Pedagógico na Escola: Processos e Prática
Maria Amélia Santoro Franco, Elisabete F. Esteves Campos (Orgs.)
Leopoldianum, 2016
O livro é resultado do trabalho realizado por pesquisadores de diferentes instituições, e traz para o debate educacional reflexões sobre a coordenação pedagógica, sua contextualização histórica e a formação identitária do coordenador pedagógico, enfatizando aspectos de sua função como formador de professores.

Faça o download

• Anais do IV Congresso Internacional de Direito Ambiental Internacional
Maria Luiza Machado Granziera, Fernando Rei (Orgs.)
Leopoldianum, 2016
Nestes anais, o leitor encontrará trabalhos de diversas origens, avaliados por pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior, que se debruçam na análise, mesmo que contida, de questões intrincadas e complexas relacionadas com problemas ambientais estratégicos atuais, a partir do estudo de contextos históricos, geográficos, sociais e jurídicos específicos.

Façam o download

• Arquitetura: Ambiente e Sustentabilidade
Ana Elena Salvi e Cesar Bargo Perez (Orgs.)
Leopoldianum, 2016
O livro é o resultado de pesquisas realizadas por membros do Corpo Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo nas linhas de pesquisa Projeto e Planejamento Urbano-Regional e Patrimônio Histórico Ambiental. O tema é o modo de produção da cidade, mais especificamente a da região da Baixada Santista, com ênfase nas questões ambientais e na sustentabilidade.

Faça o download

• Psicologia e Políticas Públicas: Reflexões e Experiências
Maria Izabel Calil Stamato, Marina Tucunduva Bittencourt Porto Vieira, Daisy Inocência Margarida de Lemos e Hélio Alves (Orgs.)
Leopoldianum, 2016
Os autores, a partir de diferentes olhares e práticas diversificadas, expõem análises e vivências que apontam a contribuição da Psicologia no campo das políticas públicas, em especial de saúde, assistência social e educação.

Faça o download

• Direitos Humanos e Vulnerabilidade em Juízo
Liliana Lyra Jubilut e Rachel O. Lopes (Orgs.)
Leopoldianum, 2016

A obra é produto das atividades do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Vulnerabilidades, do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito. Os capítulos foram desenvolvidos a partir da análise de casos judiciais paradigmáticos e auxiliam na compreensão do pensamento que deriva na tomada de decisão pelo aplicador judicial.

Faça o download

Energia e Meio Ambiente: Contribuições para o Necessário Diálogo
Maria Luiza Machado Granziera e Fernando Rei (Orgs.)
Leopoldianum, 2015
O Grupo de Pesquisa em Energia e Meio Ambiente, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito consolida e amplia áreas de interesse e projetos, confirmando a pluralidade e a qualidade da pesquisa e dos trabalhos. Foram selecionados trabalhos relacionados às linhas de pesquisa Petróleo e Gás, Energias Renováveis e Mediação de Conflitos Ambientais.

Faça o download

• Anais do III Congresso Internacional de Direito Ambiental Internacional
Maria Luíza Machado Granziera e Fernando Rei (Orgs)
Leopoldianum, 2014
Nestes Anais do Congresso, o leitor encontrará trabalhos de diversas regiões do País, avaliados por pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior, que se debruçam na análise, mesmo que contida, de questões complexas relacionadas a problemas ambientais estratégicos atuais, a partir do estudo de contextos históricos e geográficos específicos.

Faça o download

• 3º Colóquio Panorama de Pesquisa Jurídica
Alcindo Fernandes Gonçalves, Maria Luiza Machado Granziera (Orgs.)
Leopoldianum, 2013
A obra é o resultado dos trabalhos de pesquisa de alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu no campo do Direito, apresentados no colóquio realizado em agosto de 2012, na Universidade Católica de Santos. Entre os objetivos desses eventos, destaca-se a preocupação com o desenvolvimento da pesquisa, do intercâmbio e das atividades de extensão.

Faça o download

• Petróleo, Gás e Meio Ambiente 2013
Fernando Rei, Maria Luiza Machado Granziera (Orgs.)
Leopoldianum, 2013
O Grupo de Pesquisa em Energia e Meio Ambiente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito vem consolidando e ampliando áreas de interesse e projetos. Nessa área de pesquisa, temas novos, como os atrelados à gestão de risco, às mudanças climáticas e às energias renováveis, representam um conjunto de oportunidades que felizmente os pesquisadores do Direito resolveram abraçar.

Faça o download

• Direito Ambiental – 2º Congresso Internacional de Direito Ambiental Internacional
Ana Claudia Ribeiro Cardoso da Silva, Gilberto Marcos Antônio Rodrigues, Marcelo Lamy e Vladimir Garcia Magalhães(Orgs.)
Leopoldianum, 2013
A Universidade Católica de Santos desenvolve projetos que são referência ambiental no País, como o único programa de doutorado em Direito Ambiental Internacional da América Latina, e realizou a Agenda 21 de Cubatão e a Agenda Ambiental do Porto de Santos.

Faça o download

• A Efetividade do Direito Ambiental e a Gestão do Meio Ambiente na América Ibérica
Fernando Rei e Genaro Uribe (Orgs)
Leopoldianum, 2012
A obra é resultado das conferências do 2º. Congresso Internacional de Direito Ambiental Internacional da Católica de Santos e do 3º. Congresso Internacional sobre Meio Ambiente e Direito Ambiental Atina 2012. Ela contém análises das questões relacionadas aos problemas ambientais contemporâneos, não só do ponto de vista regional, mas também no contexto mundial.

Faça o download

• Os Problemas da Zona Costeira no Brasil e no Mundo
Maria Luíza Machado Granziera e Alcindo Gonçalves (Orgs)
Leopoldianum, 2012
A obra abrange as diversas apresentações de trabalhos e os debates que envolvem a proteção e a gestão do meio marinho, realizados no 1º. Congresso de Direito Ambiental da Católica de Santos e o 9º. Congresso do Magistério Superior de Direito Ambiental da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil, em setembro de 2011.

Faça o download

• Petróleo, Gás e Meio Ambiente
Alcindo Gonçalves, Maria Luíza Machado Granziera (Orgs.)
Leopoldianum, 2012
O livro resultou do trabalho do Grupo de Pesquisa Energia e Meio Ambiente, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Católica de Santos. O objetivo geral do projeto foi estabelecer uma visão analítica das atividades relativas ao gás e petróleo com todas as suas especificidades relativas ao desenvolvimento econômico e as relações de tais atividades com as normas ambientais, internacionais e do Direito brasileiro.

Faça o download

• Pesquisa em Saúde Coletiva: diálogos e experiências
Amélia Cohn, Denise Martin, Rosa Maria Ferreiro Pinto (Orgs.)
Leopoldianum, 2012
A obra reflete a diversidade de olhares da produção científica no campo da Saúde Coletiva. Os temas e abordagens metodológicas incluem a área de Ambiente e Saúde, especialmente na linha de risco ambiental, e a saúde mental, buscando articular o conhecimento na área de Ciências Humanas com a de Epidemiologia.

Faça o download

• Política Ambiental, Negociação de Conflitos e Sustentabilidade
Ícaro Aronovich da Cunha
Leopoldianum, 2008
O livro trata da evolução da gestão ambiental pelo enfoque do entendimento de conflitos ambientais, que contrapõem perspectivas dos diferentes grupos humanos para a utilização dos recursos ambientais. A hipótese geral da pesquisa é a de que o conflito ambiental pode ser trabalhado para que as energias aí presentes auxiliem a economia a girar num sentido mais sustentável.

Faça o download