Educação Patrimonial: Fortes e Fortalezas

Educação Patrimonial, de acordo com definição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), diz respeito a todas as ações educativas – de construção de novos conhecimentos – que levam em conta o patrimônio cultural do país. A Universidade Católica de Santos apoia e promove a pesquisa sobre as fortificações coloniais que permeiam o perímetro da América de origem portuguesa.

Os navegantes e bandeirantes construíram uma importante história de povoamento e conquistas territoriais que se entrelaçam e sobrevivem na arquitetura militar colonial. Nessa área das atividades de Extensão (ver menu ao lado), a Universidade apresenta o trabalho desenvolvido pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez em seu Grupo de Pesquisa “Patrimônio e Pertencimento”, bem como uma parceria internacional com Portugal, que promove encontros acadêmicos (as Tertúlias) orientados a nossa história comum com os irmãos portugueses, também desenvolvida entre o Professor Cesar Bargo e o Professor Emérito Élcio Rogério Secomandi.

Além disso, o extenso trabalho do Prof. Secomandi sobre fortes e fortalezas do litoral e da fronteira terrestre do Brasil é apresentado em links referenciais, com destaque especial para as construções na costa paulista, além de indicações de sites que apresentam conteúdo relevante na área da Arquitetura Militar Colonial.