Educação Patrimonial: Fortes e Fortalezas

A Educação Patrimonial diz respeito a todas as ações educativas – de construção de novos conhecimentos – que levam em conta o patrimônio cultural, de acordo com a definição do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Católica de Santos apoia os estudos sobre as fortificações coloniais que permeiam o vasto perímetro da América de origem portuguesa.

Os navegantes e os bandeirantes construíram uma importante história de povoamento e conquistas territoriais que se entrelaçam e sobrevivem na arquitetura militar colonial. Nessa área das atividades de Extensão (ver menu ao lado), a Universidade apresenta links para materiais de pesquisa elaborados pelo Professor Emérito Élcio Rogério Secomandi sobre fortes e fortalezas do litoral e da fronteira terrestre do Brasil, com destaque especial para as construções na costa paulista, além de indicações de sites que apresentam conteúdo relevante na área da Arquitetura Militar Colonial.