Universidade

Núcleo de Educação a Distância

Na Universidade Católica de Santos, a gestão das ações na modalidade EaD está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e sob responsabilidade do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), com supervisão da Pró-Reitoria Acadêmica.
O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UniSantos é responsável pela gestão de todas as disciplinas e cursos na modalidade a distância da Universidade, atendendo à política permanente de expansão da Educação Superior do MEC, em conformidade com os Referenciais de Qualidade para a Modalidade de Educação Superior a Distância da Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC/2007), e Portarias MEC nº 11/2017 e nº 1.428/2018.
O NEaD é responsável pela concepção, produção e disseminação de tecnologias, metodologias e recursos educacionais para a educação a distância, que possui plano de ação documentado e implementado, além de processos de trabalho formalizados, em consonância com o PDI e com o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), elaborados à luz da legislação educacional em vigência.
São objetivos do NEaD:
1) promover o desenvolvimento da Educação a Distância na Universidade Católica de Santos;
2) articular as modalidades de ensino Presencial e EaD para a promoção de ações e cursos a distância, alinhadas à realidade e às necessidades da Região Metropolitana da Baixada Santista;
3) fomentar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras e sustentáveis para a EaD;
4) contribuir para a garantia do acesso e permanência de jovens e adultos na Educação Superior;
5) implementar e acompanhar práticas avaliativas integradas ao processo de avaliação institucional, de modo a assegurar a qualidade de EaD;
6) empreender a formação pedagógica e tecnológica para qualificar o processo de ensino e aprendizagem junto à comunidade acadêmica;
7) promover o uso e o desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o processo de ensino-aprendizagem.
Para cumprir tais objetivos, o núcleo articula diversos setores da Universidade, nos âmbitos pedagógico, administrativo e de tecnologia, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diferentes áreas do conhecimento para concepção, organização e operação dos componentes/cursos na modalidade a distância, a saber: concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; sistemas de comunicação; material didático; avaliação; equipe multidisciplinar; infraestrutura de apoio; gestão acadêmico-administrativa e sustentabilidade financeira.
Desenvolve, portanto, ações nos seguintes âmbitos da gestão universitária:

a) Gestão da Aprendizagem
Responde pelas atividades didático-pedagógicas do curso, ou seja, a gestão pedagógica, de avaliação e de design educacional, articulando os mecanismos que promovam o permanente acompanhamento dos estudantes, no intuito de identificar eventuais dificuldades e saná-las ainda durante o processo de aprendizagem. Inclui, ainda, as ações de suporte ao estudante, como possíveis programas de nivelamento, navegação no AVA, adequação e adaptação do design educacional, incluindo as dimensões pedagógicas, tecnológicas e psicossociais.

b) Gestão do Material Didático e Mídias
O sistema de controle da concepção, produção/validação e distribuição de material didático previsto considera o atendimento da demanda, a existência de uma equipe técnica multidisciplinar responsável, estratégias que possibilitem a acessibilidade comunicacional, disponibilização por diferentes mídias, suportes e linguagens, plano de atualização do material didático e apoio à produção de material autoral pelo corpo docente.

c) Gestão da Qualidade
Acompanha e avalia todos os grupos de processos para garantir que eles sejam adequados ao delineamento pedagógico do curso. Deve zelar pela adequação e qualificação do quadro docente; pela coordenação de cada disciplina do curso; pela coordenação do sistema de tutoria; e por outras atividades concernentes. Deve construir uma política de capacitação e atualização permanente dos profissionais envolvidos no processo, em três dimensões:
• Capacitação no domínio específico do conteúdo;
• Capacitação em mídias de comunicação; e
• Capacitação em fundamentos da EaD e no modelo de tutoria e acompanhamento discente, com base no aprimoramento constante das relações interpessoais online.

d) Gestão acadêmico-administrativa
Responde pelos registros acadêmicos e relatórios. A gestão acadêmica de um projeto de curso de educação a distância deve estar integrada aos demais processos da Instituição, ou seja, é de fundamental importância que o estudante de uma disciplina/curso a distância tenha as mesmas condições e suporte que o presencial, e o sistema acadêmico deve priorizar isso, no sentido de oferecer ao estudante geograficamente distante o acesso aos mesmos serviços disponíveis ao ensino tradicional, como: matrícula, inscrições, requisições, acesso às informações institucionais, secretaria, tesouraria, etc.).
Para a operacionalização da atual infraestrutura, com vistas ao funcionamento de cursos que adotam carga horária parcial a distância, conforme Portaria MEC 1.428/2018, bem como cursos de formação contínua para docentes, gestores e tutores, o NEaD está situado no 3º andar do prédio localizado na Rua Carvalho de Mendonça, nº 140, Vila Mathias, Santos, São Paulo.

As ações do NEaD são planejadas e implementadas pela Equipe Multidisciplinar, a saber:
Prof. Me. Paulo Roberto Börnsen Vibiam
Prof. Me. Karen Iglesias Soares