Ato de instalação da Rede Nossa Santos Sustentável reúne 30 instituições

Rede-Santos (1)
Cerimônia de instalação aconteceu no Campus Dom Idílio José Soares

Com o objetivo de contribuir para a propagação da justiça social, defesa de direitos da cidadania e do interesse público, 30 instituições, associações civis, movimentos sociais e entidades congêneres estiveram representadas na cerimônia de instalação da Rede Nossa Santos Sustentável, no último dia 11, na UNISANTOS. O ato, com a participação do educador em Direitos Humanos, do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo, Américo Sampaio, foi marcado pela leitura do Manifesto Público de criação e a chancela das primeiras entidades que passaram a compor o grupo.

A iniciativa de criação da Rede Nossa Santos Sustentável surgiu da UNISANTOS, Centro de Direitos Humanos “Irmã Maria Dolores”, Diocese de Santos (Codilei e Pastoral da Cidadania), Fórum da Cidadania de Santos, Movimento Voto Consciente de Santos, OAB Santos e Promotoria Comunitária de Santos que, durante a campanha eleitoral deste ano, formaram o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa 2.  Neste período, o grupo promoveu ações em escolas do ensino médio para conscientizar sobre a importância do voto consciente, realizou encontro com representantes de partidos políticos e candidatos e organizou o primeiro debate com os candidatos a prefeito de Santos, além de receber denúncias sobre irregularidades durante a campanha do primeiro turno das eleições municipais.

Rede
Da Rede Nossa São Paulo, Américo Sampaio destacou iniciativa

De natureza suprapartidária, a Rede Nossa Santos Sustentável pretende viabilizar um processo permanente de atuação coletiva centrado em objetivos programáticos, com a finalidade de contribuir de maneira sistemática para a conquista progressiva do desenvolvimento sustentável da cidade de Santos. Pretende apoiar ações em movimentos que promovam os valores éticos, a justiça social e a defesa de cidadania e do interesse público, além de iniciativas que contribuam para o pleno exercício da democracia participativa e da democracia direta para a eficácia de instrumentos que viabilizem a transparência pública e o exercício do controle social.

AÇÕES – Em seu primeiro ano de atuação, a Rede Nossa Santos Sustentável empreenderá, a partir do mês de novembro, um ciclo de diálogos públicos interativos que abordará, debaterá e proporá encaminhamentos sobre cada um dos 12 Eixos Temáticos aplicados à Gestão Pública, propostos pelo PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS, elaborado conjuntamente pela Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e Instituto Ethos.

Rede-Santos (4)
Representantes de entidades assinaram o Manifesto Público

Empreenderá esforços junto à Câmara Municipal de Santos para que nesta legislatura seja pautado e aprovado o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município, que determina que todos os prefeitos, eleitos ou reeleitos, apresentem, em até 120 dias após a data de sua posse, um Plano de Metas para os quatro anos de sua respectiva gestão. Neste sentido, as entidades idealizadoras da rede estiveram, também no dia 11, com o presidente da Câmara Municipal de Santos, Manoel Constantino (PSDB) e com os vereadores Sadao Nakai (PSDB) e Benedito Furtado (PSB), para pedir urgência na votação do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, que obriga o prefeito eleito a apresentar o plano de metas para os quatro anos de mandato.

INSTALAÇÃO – Durante a cerimônia, o assessor do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo, Américo Sampaio, destacou que a instalação da Nossa Santos Sustentável significa um grande passo no processo de articulação da sociedade civil da Cidade. Segundo ele, a organização é uma iniciativa da população que irá presar pelo estado democrático. “Eu acredito que a Rede vai trazer o debate de assuntos como a promoção de serviços, assistência de saúde e educação, além de apontar certos buracos em determinados segmentos da sociedade”, disse Américo.

Rede-Santos (2)
Reitor Marcos Medina deu as boas-vindas e exaltou a importância do trabalho

O reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite, comentou sobre a alegria de receber o evento que marcou a instalação deste novo trabalho voltado à gestão pública da Cidade. Coordenador do Fórum da Cidadania de Santos, o sociólogo Célio Nori explicou durante o evento um pouco mais sobre a ideia da Rede, e ressaltou o sentido de articulação de assuntos de cunho social da organização, e da luta pelos direitos da população.

INSTITUIÇÕES – Durante a instalação estiveram presentes, além das instituições criadoras, os representantes das seguintes entidades:  Liceu Santista; Prefeitura Municipal de Santos;  Comitê Popular de Santos pela Verdade, Memória e Justiça;  Conselho Regional de Psicologia de SP; Centro de Referência e Apoio à Vítima; Instituto Maramar para gestão responsável dos ambientes costeiros e marinhos; Sociedade de Melhoramentos São Manoel; Pastoral da Cidadania; Centro dos Estudantes de Santos; União Brasileira de Mulheres; Movimento Interreligioso; Apeoesp; Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista; Projeto Muito Prazer, Meu Nome é Hi Hop; Movimento de Moradia São Jerônimo;  Pastoral da Ecologia; Fundação Settaport; Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil;  Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; e Fórum Regional de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social da Baixada Santista.