Biblioteca

Fontes seguras de acesso aberto

A relação que segue, elaborada pelo Departamento de Bibliotecas da UniSantos, são de algumas fontes seguras de acesso aberto. Os conteúdos disponíveis nessas fontes de informação podem ser acessados por qualquer pessoa, de qualquer local e sem a necessidade de autenticação, senhas ou assinaturas institucionais. Tivemos o cuidado de separar por grandes áreas para facilitar a busca dos usuários.

Administração, Contabilidade e Economia

Spell: A biblioteca eletrônica SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library, é um repositório de artigos científicos e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica.

Arquitetura

Centro de Referência e Informação em Habitação (InfoHab): O Centro de Referência e Informação em Habitação (InfoHAB) foi pensado e implementado para aprimorar os mecanismos de sistematização e socialização da informação na área do ambiente construído. É um projeto liderado pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), concebido em resposta a uma Chamada Pública do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), financiado pela FINEP. Conta também com recursos do Programa RHAE-CNPq e da Caixa Econômica Federal.

Artes

Luna Commons: Banco de imagens de acesso livre que reúne milhares de imagens, desenhos, fotografias, gravuras, mapas e materiais cartográficos.

Ciências Ambientais

Rede BHL Scielo – ciências ambientais, ecossistema, impacto ambiental e conservação da natureza: A Rede BHL SciELO tem como objetivo contribuir para a indexação, qualificação, publicação, acesso e interoperabilidade de informação científica em Biodiversidade. Integra as Redes gBHL e SciELO.

Ciências da Comunicação

PORTCON – Portal de Livre Acesso à Produção em Ciências da Comunicação: Portal de livre acesso à produção em ciências da comunicação.

Ciências da Saúde

LIVIVO: LIVIVO é um mecanismo de busca interdisciplinar de literatura e informação no campo das ciências da vida. É administrado pelo ZB MED – Centro de Informações para Ciências da Vida. Se baseia em informações científicas relevantes das áreas de medicina, saúde, nutrição e ciências ambientais e agrícolas da ZB MED. Ele permite que os pesquisadores encontrem o que precisam gratuitamente usando uma interface de pesquisa padronizada.

Biblioteca Virtual da Saúde: O Portal Regional da BVS é o espaço de integração de fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe (AL&C). É desenvolvido e operado pela BIREME. A coleção de fontes de informação do Portal está composta de bases de dados bibliográficas produzidas pela Rede BVS, como LILACS, além da base de dados Medline e outros tipos de fontes de informação tais como recursos educacionais abertos, sites de internet e eventos científicos.

Bireme: O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), é um centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), orientado à cooperação técnica em informação científica em saúde.

Ciências Físicas, Engenharia, Cências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas

IntechOpen: IntechOpen é uma editora mundial de livros de acesso aberto revisado por pares. Construído por cientistas, para cientistas. Abrange principalmente as áreas de biologia, bioquímica, ciências ambientais, ciências da computação, ciências farmacêuticas, ciências sociais, economia, farmácia, gestão de negócios, psicologia e química.

Ciências Sociais e Humanidades

OAPEN Library: O OAPEN promove e apoia a transição para o acesso aberto para livros acadêmicos além de fornecer serviços para editores, bibliotecas e financiadores de pesquisas nas áreas de hospedagem, depósito, garantia de qualidade, disseminação e preservação digital.

Direito

BDJur – Repositório do Superior Tribunal de Justiça: A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Banco de Saberes, Doutrina e Repositório Institucional.

Lexml – Rede de Informação Legislativa e Jurídica: Portal especializado em informação jurídica e legislativa. Reuni leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil.

Generalidades

RepositoriUM – Produção intelectual da Universidade do Minho: O RepositóriUM é o repositório institucional da Universidade do Minho e foi constituído com o objetivo de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Universidade do Minho em formato digital.

História

Biblioteca Digital Mundial: A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

Literatura

Biblioteca Digital de Literatura de Países da língua Portugusa (Lusófonos): A BLPL (UFSC) é uma das poucas que é fonte primária e gratuita de documentos literários em versão integral. Trata-se de obras das literaturas dos países lusófonos, a partir das melhores edições disponíveis. Projeto nascido no NUPILL – Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística e no LAPESD – Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos, a Biblioteca Digital de Literaturas de Língua Portuguesa é o maior banco de dados de história literária de literaturas brasileira e portuguesa que existe, aberta a usuários de interesses bem variados, do leitor diletante ao pesquisador especialista.

Multidisciplinar

WorldWideScience: O WorldWideScience.org é um portal de ciência global composto por bancos de dados e portais científicos nacionais e internacionais. O WorldWideScience.org acelera a descoberta e o progresso científicos, fornecendo uma pesquisa completa de bancos de dados de todo o mundo ( Arquitetura: O que há de mais avançado ) O WorldWideScience.org multilínguefornece pesquisa e tradução em tempo real da literatura científica multilíngue globalmente dispersa.

Jstor (ebooks): Com mais de 6.000 ebooks de acesso aberto de mais de 75 editores , incluindo Brill, Cornell University Press, De Gruyter e University of California Press, agora estão disponíveis sem custo para bibliotecas ou usuários. Abrange todas as áreas do conhecimento.

PPEC -Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP: O Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) da Universidade Estadual de Campinas é mantido pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pelo Sistema de Bibliotecas (SBU), nasce da necessidade de se ter, em uma única plataforma, a reunião de todos os periódicos editados e produzidos no âmbito da Universidade. Seu objetivo principal, portanto, é garantir e apoiar a qualificação e a visibilidade das publicações periódicas científicas, arbitrados por pares e institucionalmente ligados à Universidade, garantindo a diversidade institucional e regional e o livre acesso à toda comunidade científica.

SciELO: O Scientific Electronic Library Online (Scielo) é um portal de revistas brasileiras que organiza e publica textos completos de periódicos eletrônicos. Produz e divulga indicadores do uso e impacto desses periódicos.

SciELO Livros: A coleção SciELO Livros é amplamente acessível nos sistemas, serviços e protocolos que operam na Web. Os livros SciELO são indexados nos serviços internacionais de busca de livros (Discovery Services) que apoiam as buscas de conteúdos nas bibliotecas acadêmicas e estão disponíveis nas principais livrarias e lojas online de acesso aberto e venda de livros.

Taylor and Francis: A Taylor & Francis publica pesquisa de alta qualidade e rigorosamente revisada por acesso aberto (OA) em todas as disciplinas. A publicação de OA em um periódico Taylor & Francis ou Routledge significa que os pesquisadores se beneficiam de uma grande variedade de periódicos online, revisados por pares e com conselhos editoriais especializados.

DOAB – Diretório de Livros de Acesso Aberto: DOAB – Directory fo Open Access Books é um diretório de livros de acesso aberto da DOAB Foundation, uma entidade legal holandesa e sem fins lucrativos. É mantida pela OAPEN Foundation e OpenEdition sediadas na Biblioteca Nacional de Haia.

DOAJ: O DOAJ – Directory of Open Access Journals, é um diretório on-line que fornece acesso a periódicos de alta qualidade, de acesso aberto e revisados ¿¿por pares. Opera em um programa de educação e divulgação em todo o mundo.

Livre: Portal desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet e outras publicações.

NDLTD: A NDLTD – Networked Digital Library of Theses and Dissertations é uma fonte de pesquisa de 5.929.445 teses e dissertações eletrônicas do mundo.

OASISBR: O portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto – oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

Portal de Periódicos da UFSC: Portal de periódicos de revistas científicas produzidas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Domínio Público: O Portal Domínio Público propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime promovendo o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos) já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

J-STAGE: Open Access Content: Diretório produzido pela Japan Science and Technology Agency. Inclui mais de 850 jornais japoneses e mais de 300.000 artigos. Os conteúdos estão em Japonês e Inglês. Áreas do conhecimento atendidas: Matemática; Física; Química; Ciências da Terra; Astronomia; Biologia, Ciências da Vida e da Agricultura; Medicina, Enfermagem; Odontologia; Farmácia; Engenharias; Ciências das Nanociências e Materiais; Arquitetura; Ciências da Informação; Humanidades.

ELSEVIER Open Access Journals: Os artigos em periódicos, de acesso aberto, publicados pela Elsevier são revisados por pares para que todos possam ler e baixar gratuitamente.

Portal de Livros Abertos da UNICAMP: Reúne livros e manuais produzidos por professores, pesquisadores ou funcionários técnico-administrativo da UNICAMP, a serem disponibilizados para acesso e consulta da comunidade científica sendo unicamente de acesso aberto.

Portal de Livros Abertos da USP: O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo.

Internet Archive: O Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos que está construindo uma biblioteca digital de sites da Internet e outros artefatos culturais em formato digital. Como uma biblioteca de papel, fornecemos acesso gratuito a pesquisadores, historiadores, acadêmicos, pessoas com deficiência e o público em geral.

Biblioteca Digital Camões: A Biblioteca Digital Camões é um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição.

Knowledge Unlatched (KU): Tem como objetivo principal fortalecer as publicações acadêmicas em Acesso Aberto, garantindo que qualquer pessoa tenha acesso a este tipo de conteúdo.

Religião

A Santa Sé: Magistério do Sumos Pontífices, Catecismo da Igreja Católica, Constituições Apostólicas, Cartas, Cartas Apostólicas, Encíclicas, Discursos e Orações.