PROGRAMA INICIAÇÃO À VIDA ACADÊMICA (PIVA)

• O que é o projeto
O Programa Iniciação à Vida Acadêmica (Piva) é uma iniciativa pioneira no Brasil, que tem como objetivo preparar os novos alunos da Universidade para a construção da trajetória profissional a partir de aulas, encontros e atividades especiais focadas nas peculiaridades de cada formação profissional. Com isso, a UniSantos também cria condições para melhor inserir os ingressantes na dinâmica institucional.

• Como é o projeto
Quando começou a ser implementado, em 1999, o Piva era realizado no mês de janeiro. Agora, as aulas começam antes do período letivo e seguem por todo o primeiro ano do curso, para que o aluno tenha condições plenas de obter o melhor desempenho acadêmico. Inicialmente, o Piva era desenvolvido apenas para os cursos de Engenharia. Ao longo do tempo, houve a ampliação do programa para os demais cursos da UniSantos. Outros conteúdos foram inseridos, devido ao sucesso inicial. Não há custos adicionais para a participação no Piva. Basta que o interessado se inscreva após ser efetivamente matriculado.

• Importância acadêmica
Com o Piva, os ingressantes relembram os conhecimentos básicos necessários para que possam acompanhar com êxito o conteúdo programático dos respectivos cursos. A ideia é trabalhar um processo de construção do aprendizado, onde o acompanhamento auxilia a superação das dificuldades e limitações que possam surgir durante o primeiro ano letivo. O Piva inclui aulas, encontros e atividades especiais, com foco nas necessidades específicas de cada formação profissional. O estudante recebe, conforme o curso, aulas complementares gratuitas de:
• Matemática (Ensinos Médio e Superior)
• Leitura e Produção de Texto (Ensinos Médio e Superior)
• Cálculo Diferencial Integral (Ensino Superior)
• Geometria Analítica (Ensino Superior)
• Química Geral (Ensinos Médio e Superior)
• Química Tecnológica (Ensino Superior)
• Química Inorgânica (Ensino Superior)
• Física (Ensinos Médio e Superior)
• Linguagem Arquitetônica (Ensino Superior)