NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL (NAF)

• O que é o serviço
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um programa de extensão firmado com a Receita Federal por meio de um termo de colaboração técnica, voltado à capacitação dos estudantes, que veem o aprendizado acadêmico na prática de suas obrigações como profissionais. Com isso, os estudantes dos cursos da área de Negócios, em especial aqueles vinculados ao curso de Ciências Contábeis, aproximam-se da comunidade realizando atendimento voltados à de população de baixa renda.
O serviço facilita o acesso à execução de diversos serviços, tal como a regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), operando como um posto de atendimento externo da Receita Federal. Além do atendimento, a parceria contempla cursos de capacitação nas áreas de legislação fiscal, tributária, aduaneira e de comércio exterior, por meio da disponibilização dos mesmos cursos aplicados aos colaboradores da Receita. O apoio às declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) também foi incorporado ao programa, que está vinculado ao Laboratório de Soluções Organizacionais (Labson).

• Como é o atendimento
O atendimento é gratuito, realizado por estudantes da Católica de Santos, sob a supervisão dos professores que coordenam o projeto. O interessado pode agendar o atendimento, ou comparecer diretamente no NAF, em dias e horários de funcionamento determinados.

• Importância acadêmica
No NAF, os estudantes têm a oportunidade de aplicar as atividades de sua área profissional, aprimorar os conhecimentos e se manter informados de todas atualizações legais do segmento.

• Coordenação
Prof. Me. Antonio Alvares Monteiro