Instituto de Geografia e História Militar do Brasil

O Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB) foi criado em sessão solene do Clube Militar. Fruto do idealismo de oficiais intelectuais da Marinha e do Exército, surgiu por iniciativa do capitão Severino Sombra de Albuquerque. Recebeu, com o tempo, adesão de civis e militares das Forças Auxiliares e da recém-criada Força Aérea Brasileira. Nasceu como Sociedade Militar Brasileira de História e Geografia e entrou em pleno funcionamento a 20 de abril de 1937, permanecendo na sede do Clube Militar (Av. Rio Branco) até 1941. Após ocupar outros endereços, retornou à sede do Clube Militar em 2021, após 80 anos de existência.

O IGHMB é uma associação civil, de caráter cultural e científico, destinada a “promover estudos de Geografia, História Militar, Estratégia e Geopolítica, bem como incentivar e realizar o culto cívico de vultos, atos e fatos gloriosos da história do Brasil”. Entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. o instituto não é subordinado ao Ministério da Defesa ou a qualquer órgão cultural, militar e civil, oficial ou não. Não admite qualquer tipo de discriminação quanto a raça, cor, sexo, credo, religioso ou pensamento político.

Os professores doutores Elcio Rogerio Secomandi e Cesar Bargo Perez, ambos da UniSantos, são membros efetivos do IGHBM.

IGHMB