Extensão

Porto de Santos: Armada no Mar e Bandeiras na Terra

O livro Porto de Santos: Armada no Mar & Bandeiras na Terra foi elaborada pelo Prof. Dr. Élcio Rogério Secomandi e pela Profª. Drª. Clotilde Paul, ambos professores eméritos da Católica de Santos. A obra,  alicerçada em documentação histórica e cartográfica, aborda o antigo sistema de proteção e vigilância do litoral e da fronteira terrestre do Brasil, com breve iniciação sobre os fatores econômicos que motivaram o crescimento do Porto de Santos.

As fortificações coloniais sobreviventes (fortes, fortins, fortalezas) apresentam-se, portanto, como verdadeiras testemunhas materiais e tangíveis de um longo período que remonta à antiga Capitania de São Vicente.

O livro faz uma releitura da história colonial brasileira, sob o viés da expansão territorial e da defesa do vasto perímetro da América de origem portuguesa.

No Capítulo 10, o visitante encontra todas as informações sobre a pretensão brasileira de incluir o sistema de fortificações coloniais do Brasil como Patrimônio Mundial pela Unesco, organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

VERSÃO DIGITAL