Extensão

FARMÁCIA VERDE

• O que é o projeto
Estudantes de Iniciação Científica, orientados pela Profª. Me. Marlene Vieira, coordenadora do Curso de Farmácia, desenvolvem um projeto que envolve ações no contexto de valorização da cultura popular de plantas medicinais. As ações incluem a criação de uma horta medicinal e orientações educacionais em escolas.

• Como é o projeto
A horta com plantas medicinais fica no Campus Dom Idílio José Soares, onde ocorrem as aulas do Curso de Farmácia. O cultivo permite que diferentes espécies nativas sejam utilizadas em aulas práticas laboratoriais e pesquisa acadêmica. As ações educacionais em escolas consistem na realização de oficinas para pais e estudantes, com orientação sobre a utilização correta de plantas medicinais.

• Importância acadêmica
O projeto vem ao encontro de outras iniciativas, em âmbito nacional, como a incorporação do Programa Fitoterápico do Ministério da Saúde ao sistema de saúde pública. Com isso, o Governo Federal quer promover o uso racional das plantas medicinais na atenção primária à saúde, como meio para resgatar a cultura popular embasada em conhecimentos científicos.

• Coordenação
Profª. Me. Marlene Vieira
Curso de Farmácia

• Contato
Telefone: 3205-5555 – ramal 1324
E-mail: coord.farmabio@unisantos.br