Extensão

FARMÁCIA VERDE

• O que é o projeto
Este é um projeto de caráter extensionista que tem o objetivo de apresentar aos alunos o princípio da Farmácia Viva e permitir o contato do aluno com a comunidade para ressaltar o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos. Desenvolve a educação em saúde na área de plantas medicinais, assim como a manutenção de uma horta com plantas que podem ser utilizadas em pesquisas científicas e aulas práticas do curso de Farmácia.

• Como é o projeto
Este projeto tem o intuito de divulgar e destacar a importância do uso correto e seguro das plantas medicinais e fitoterápicos propondo a elaboração e apresentação de palestras à comunidade para ressaltar os riscos, indicações, contraindicações, doses, interações medicamentosas, cuidados na aquisição e metodologias de preparações das formulações a base de matéria prima vegetal. As palestras são propostas para as Unidades Básicas de Saúde municipais ou mesmo em locais alternativos, dentro da Universidade ou fora dela, como asilos, e centros de atendimentos à assistência à Saúde na Comunidade.

• Importância acadêmica
O projeto vem ao encontro de outras iniciativas, em âmbito nacional, como a incorporação do Programa Fitoterápico do Ministério da Saúde ao sistema de saúde pública. Com isso, o Governo Federal quer promover o uso racional das plantas medicinais na atenção primária à saúde, como meio para resgatar a cultura popular embasada em conhecimentos científicos. Além de alinhar-se com a política extensionista da Universidade permitindo articulação da teoria e prática de forma interdisciplinar.

• Manual de Plantas Medicinais

• Coordenação
Profª. Me. Carla Lanza
Curso de Farmácia

• Contato
Telefone: 3205-5555 – ramal 1324
E-mail: coord.farmabio@unisantos.br