LABORATÓRIO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (LARI)

• O que é o serviço
O LARI é um espaço permanente do Curso de Relações Internacionais para o desenvolvimento de projetos acadêmico científico que valorizem as práticas extensionistas. Os programas oferecidos são:
1. Modelo da Organização das Nações Unidas (MONU): Tem como objetivo a realização de Simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), com o propósito de permitir aos discentes da Universidade Católica de Santos, em conjunto com diversas escolas de Ensino Médio conveniadas, vivenciar diferentes discussões presentes nas Assembleias Gerais por meio da formação de delegações diplomáticas de diversos países. As atividades acontecem durante todo o ano, em encontros presenciais na própria Universidade, resultando em simulações de organismos internacionais. Coordenação: Prof. Dra. Natalia Fingermann.
2. Observatório de Análise de Conjuntura Internacional: Consiste na capacitação discente nas metodologias de análise de conjuntura por meio de atividades semanais orientadas, resultando em um relatório anual acerca dos desafios do Brasil. Aprofunda o conhecimento dos estudantes sobre temas internacionais contemporâneos, oferecendo para a comunidade o resultado dessa análise. Além disso, a capacidade de análise crítica e tomada de decisão são desenvolvidas, possibilitando um novo conjunto de recursos e habilidades. Ademais, existe um ganho importante em campos distintos como escrita, conhecimento de idiomas estrangeiros, oratória, organização e trabalho em equipe. Coordenação: Prof. Dr. Daniel Rei Coronato.
3. Observatório de Direitos Humanos e Refugiados: Desenvolve análises objetivas e qualitativas sobre situações de violações de direitos humanos no mundo em Estados livres, parcialmente livres e não livres. Essas análises incluem também a relação de empresas transnacionais e suas atuações na área dos direitos humanos. O tema dos refugiados é um dos tópicos principais das análises em virtude do vínculo institucional da UNISANTOS com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Estão incluídas também nas atividades deste observatório visitas a organizações vinculadas com o tema dos direitos humanos. Coordenação: Prof. Dr. Fabiano L. de Menezes.

• Importância acadêmica
Atividades voltadas à formação complementar, incluindo: simulações de negociações, simulações históricas; exercícios de construção de análise de cenários prospectivos e exercícios de análise de conjuntura; desenvolvimento de seminários extracurriculares, palestras, conferências, grupos de pesquisa, visitas as escolas e organizações; eventos de caráter científico e cultural; produção de livros; e promoção da cidadania e do respeito aos direitos humanos.

• Coordenação
Prof. Dr. Fabiano L. de Menezes