Academia de História Militar Terrestre do Brasil

A Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB), fundada em Resende (RJ), em 1/03/1996, foi reorganizada em 23/05/2012, no bicentenário da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), como Federação de Academias de História Militar Terrestre (FAHIMTB), contando com cinco academias federadas: Resende (sede na AMAN), Distrito Federal (Colégio Militar de Brasília), Rio de Janeiro (Associação Nacional dos Veteranos da BEB), Porto Alegre (Colégio Militar de Porto Alegre), Sorocaba (Instituto Histórico, Genealógico e Geográfico de Sorocaba) e duas delegações no exterior: Argentina e Portugal.

A AHIMTB e FAHIMTB têm por finalidade desenvolver o estudo da história das forças terrestre, militares, auxiliares e outras forças que as antecederam, desde o descobrimento do Brasil. A FAHIMTB, com sede e foro em Resende/AMAN, tem como patrono o Duque de Caxias. As AHIMTB associadas têm como patronos personalidades civis e militares que se destacaram por notáveis serviços à História Militar Terrestre do Brasil.

A mais nova filiada é a Academia Virtual Visconde de São Leopoldo (AVVSL), sob delegação do Professor Emérito da Universidade Católica de Santos Elcio Rogerio Secomandi. A AVVSL tem por finalidade atuar por meio de links com outras instituições e pessoas da Região Metropolitana da Baixada Santista, com base no projeto digital EducaçãoPatrimonial: Fortes, Fortalezas e Integração Nacional.

SITE DA AHIMTB