Universidade

Missão e Marco Referencial

MISSÃO DA UNIVERSIDADE

Formar cidadãos com base nos princípios da solidariedade, da justiça e do respeito aos direitos humanos, fortalecidos pela ética cristã e com competência profissional para atuar em uma realidade sócio-cultural heterogênea e sujeita a frequentes mutações.

MARCO REFERENCIAL

A Universidade Católica de Santos é uma Instituição de Ensino Superior Confessional, que se rege por seu Estatuto e Regimento Geral, pela legislação em vigor e por este Marco Referencial, que explicita a Identidade Católica da Instituição.

Como Universidade, é uma comunidade acadêmica que, de modo rigoroso e crítico, contribui para a defesa e o desenvolvimento da dignidade humana, como também para a herança cultural, mediante a investigação, o ensino e os serviços prestados à comunidade.

Juntamente com os valores comuns a toda universidade, a Católica de Santos se empenha, de modo especial, no cultivo dos valores humanos e da ética cristã, para a construção de uma sociedade democrática renovada, mais justa, mais igualitária.

Afirma o primado do homem sobre as coisas, do espírito sobre a matéria, da ética sobre a técnica, de modo que a ciência e a técnica estejam a serviço do homem.

Reconhece e defende o direito universal à educação e à livre escolha do indivíduo quanto ao tipo de educação. Inserida numa sociedade pluralista, aceita todas as pessoas, sem distinção de raça, cor ou credo, desde que satisfeitas as exigências legais e o respeito à Identidade Católica da Instituição.

A Universidade tem, como uma de suas finalidades, preparar profissionais com sólida formação cristã, notáveis no saber, habilitados ao eficiente desempenho de suas funções, com senso de responsabilidade social e que sejam testemunhas no mundo de sua Identidade Católica.

Os membros do corpo docente da Universidade são escolhidos entre pessoas de valor científico, competência técnica, seriedade profissional e probidade de vida socialmente aceita e respeito aos princípios da Doutrina Católica.

A entrada e permanência no quadro docente, discente e administrativo é uma opção livre, individual, o que implica, como atitude de coerência, o compromisso de respeito aos princípios que orientam a Instituição.

Todo exercício de cargos ou funções é um serviço a ser prestado com dedicação à comunidade universitária. Coerente consigo mesma e com este Marco Referencial, a Universidade Católica de Santos se dispõe a um processo de permanente auto-avaliação de seu desempenho, em busca de seu aperfeiçoamento institucional e do cumprimento de seus objetivos.

 


Atendimento via chat
Atendimento via chat