Pesquisa

Laboratórios de Informática

A Universidade Católica de Santos oferece aos alunos e professores uma excelente estrutura, nos campi Dom Idílio, Dom David e Boqueirão, com recursos computacionais para aulas práticas de qualquer disciplina oferecida em seus cursos.

• 17 laboratórios de informática
• 4 salas internet (espaços reservados exclusivamente para que os alunos executem trabalhos com cunho acadêmico e pesquisas na web)
• 617 computadores
• 21 centrais de impressão

ESPAÇOS DIFERENCIADOS

• Laboratório de Interpretação
Curso atendido: Tradução e Interpretação
Laboratório de informática em que são ministradas aulas de disciplinas do eixo “Interpretação”, do curso de Tradução e Interpretação. Nele está instalada a plataforma de comunicação e interação Sanako, própria para o ensino de interpretação, e softwares de fonética e fonologia (p.ex., Praat).

• Laboratório de Línguas
Cursos atendidos: Letras, Relações Internacionais e Tradução e Interpretação, além dos de extensão do Centro de Línguas
Nesse espaço diferenciado são ministradas aulas relacionadas ao ensino de idiomas, bem como aulas de disciplinas de Tradução e Interpretação dos eixos “Versão” e “Interpretação”. Nele, está instalada a plataforma de comunicação e interação Sanako, própria para o ensino de idiomas, e softwares de fonética e fonologia (p.ex., Praat).

• Laboratório de Projetos de Desenvolvimento de Software
Cursos atendidos: Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Aqui, os estudantes contam com uma gama extensa de softwares voltados a projetos e desenvolvimento de aplicações que vão desde os programas utilizados nas disciplinas do ciclo básico dos cursos, como VisuAlg, CodeBlocks, Eclipse, Prolog, Scheme e Python, até os utilizados nas disciplinas do ciclo tecnológico, que incluem Entreprise Arquitect, Banco de Dados Oracle, NetBeans, Glassfish e Android Studio.

• Laboratório de Redes
Cursos atendidos: Ciências da Computação e Sistemas de Informação
Possui recursos computacionais e de multimídia que facilitam o desenvolvimento das aulas práticas.

• Laboratório de Simulação de Processos de Exploração de Petróleo
Cursos atendidos: Engenharia Portuária e Engenharia de Petróleo
Os estudantes contam, nesse espaço, com o software Unisim®, disponibilizado pela Honeywell®, que possibilita simulações dinâmicas para óleo e gás: estudos de operação, escoamento, treinamento de operadores e controle avançado de processos. O laboratório garante base teórica inicial da ferramenta e demonstração introdutória da simulação de processos no tratamento e especificação das correntes de petróleo e gás produzidas em plataformas marítimas de produção, possibilitando que o aluno se familiarize com ferramentas operacionais de simulação empregadas no mercado de trabalhos pelos engenheiros de Petróleo.

• Laboratório de Tradução
Curso atendido: Tradução e Interpretação
Nesse espaço são ministradas as aulas de diversas disciplinas específicas de Tradução, fortalecendo a relação entre teoria e prática, além de reproduzir o ambiente e a dinâmica profissionais da área. Nele, estão instalados softwares específicos voltados às diversas subáreas de Tradução, como memórias de tradução (p.ex., MemoQ, Wordfast e OmegaT), editores de legendas (como Subtitle Workshop, Subtitle Edit e Aegisub) e concordanceadores (p.ex., AntConc).

• Laboratório de Simulações de Processos de Plataforma e Refino
Cursos atendidos: Engenharia Portuária e Engenharia de Petróleo

• Laboratório de Simulação de Operações Unitárias

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Gerente de TI: Prof. Me. Antonio de Miranda Galleão
Endereço: Campus Dom Idílio José Soares – Prédio Administrativo
Telefone: 3205-5555 – ramal 1348