Programa Restaurante-Escola Estação Bistrô

Dentre os diversos programas de extensão universitária desenvolvidos pela UniSantos, destaca-se, na área de Nutrição e Gastronomia, o Restaurante-Escola Estação Bistrô. Situado na Cidade de Santos, no Centro Histórico, ele resulta de um convênio celebrado entre a Universidade Católica de Santos e a Prefeitura em janeiro de 2012, com atividades iniciadas em julho.

Na origem do Programa, em 2009, a Prefeitura e a Universidade tiveram a proposta de um Restaurante-Escola escolhida dentre as vencedoras do Edital do Ministério do Turismo direcionado à qualificação da infraestrutura turística das futuras sedes e subsedes, em preparação para a realização da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, em 2014, e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Os fatores mais importantes para que o Restaurante-Escola “Estação Bistrô” fosse escolhido dentre todos os que concorreram no referido Edital, em âmbito nacional, foram o propósito de promoção e resgate social de jovens em situação de vulnerabilidade, a associação com a recuperação urbanística do Centro Histórico e a dimensão educativa inclusiva empreendida pela Universidade.

Todos esses fatores foram e são articulados ao desenvolvimento dos fundamentos da atividade turística, como segmento econômico relevante para a Cidade e vocação natural da Região Metropolitana, que não deve prescindir do processo de inclusão social e da recuperação do ambiente urbano, como critérios para qualificar os destinos turísticos preferenciais e propiciar experiências satisfatórias aos turistas. Após mais de 11 anos, dentre todos os empreendimentos contemplados no Edital do Ministério do Turismo, apenas o Restaurante-Escola “Estação Bistrô” segue realizando seus objetivos.

De 2012 a 2023, quase 500 jovens oriundos de situação de grande vulnerabilidade social foram qualificados. O Programa inclui curso de 7 (sete) meses de formação, com dinâmica de aprendizado que promove a vivência e a prática em todas as atividades do Restaurante. Os instrutores são docentes e técnicos da Universidade, vinculados aos Cursos de Gastronomia e Nutrição, integralmente dedicados à gestão do Restaurante, ao atendimento dos clientes e à formação dos jovens selecionados para o Programa.

Para além da formação técnica em temas de Gastronomia e Nutrição, os jovens são orientados sobre relações humanas no trabalho, comportamento e postura, direitos humanos e sociais, planejamento e projeto de vida. Contam com bolsas de estudos, vale-transporte e seguro de vida durante a participação no Programa e recebem acompanhamento e orientação psicológica.
Ao longo dos anos, graças à atuação competente dos docentes, técnicos e pesquisadores da Universidade e do apoio do poder público às iniciativas propostas, ampliaram-se os espaços de cooperação entre a Universidade e o setor produtivo. O Restaurante-Escola “Estação Bistrô” conta com uma rede de mais de 20 empresas e organizações parceiras que atuam e colaboram diretamente com curso de capacitação e CTIGN o Programa Parcerias de Sucesso UniSantos.

Acesse o site do Estação Bistrô