Programa Educação em Foco

As ações de formação de educadores têm como finalidade indicar elementos teórico-práticos que possam contribuir para ampliar os conhecimentos dos participantes e estimular o debate sobre a educação como direito humano fundamental, que precisa ser garantido a todos, sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, o respeito e a igualdade. Compreende-se que a construção do conhecimento precisa se fazer significativa, o que ocorre quando se valoriza as necessidades, a curiosidade, a identidade cultural e os saberes dos sujeitos em formação, e se tem como utopia a transformação social.

Coordenação

Prof. Me. Paulo Roberto Börnsen Vibiam
Profª. Me. Lilian Matheus Marques

Projeto Vivências Pedagógicas: Reflexões críticas sobre a prática docente

Ementa

A Universidade Católica de Santos, por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Educação, propõe-se a contribuir para a formação continuada dos professores da Educação Básica na Baixada Santista, com vista ao seu desenvolvimento profissional e à integração social e cultural entre as Escolas e a Universidade.
O projeto tem seu foco nas reflexões sobre a prática docente e será realizado por meio de encontros mensais entre professores das Escolas de Educação Básica e pesquisadores do Programa de Educação, além de egressos da Pós-Graduação e estudantes de licenciatura da instituição.

Objetivo geral

Organizar processos de formação continuada em serviço, para os professores de escolas da educação básica na Baixada Santista por meio da troca de experiências, com vistas a potencializar a identidade profissional dos participantes e a desenvolver a reflexão crítica e transformadora de suas práticas.

Objetivos específicos

a) Aprofundar reflexões sobre a identidade profissional docente;

b) Propiciar o exercício da troca de experiências como caminho metodológico para a atuação em situações de ensino e também para o trabalho coletivo na escola;

c) Sensibilizar os professores para a prática da escuta pedagógica como uma condição necessária para uma formação humanizadora;

d) Compreender necessidades de formação e delinear com eles possibilidades de estudos e perspectivas de atuação.

a) Metodologia

A metodologia utilizada será a da pesquisa-formação, caracterizada como uma pesquisa que se desenvolve no âmbito de um processo intencional e sistemático de formação, e se inscreve no paradigma da pesquisa-ação. O desenho metodológico da pesquisa-formaçãco ora proposto, de abordagem qualitativa, inclui métodos dialógicos, participativos e colaborativos, coerente com tal perspectiva e consubstancia-se em uma espiral ascendente de construção de conhecimentos que se realiza em ciclos sucessivos de “leitura da realidade”; “análise crítica da prática”; e elaboração de “propostas de ação”, na direção transformadora.

b) Público-alvo

Professores atuantes das escolas conveniadas com a UNISANTOS, inscritos mediante formulário específico e com disponibilidade para participar do Projeto.

c) Responsáveis

Profª. Drª. Maria Amélia Santoro Franco
Profª. Drª. Maria Isabel de Almeida
Prof. Dr. Alexandre Saul
Prof. Dr. Antonio Miranda Galleão

d) Ações

De curto e médio prazo:

1) Realização de encontros formativos mensais, no formato virtual, durante a pandemia, e presencial no espaço da UNISANTOS, quando do retorno das atividades regulares na Universidade e nas escolas, com a mediação das duas docentes e de egressos do PPGE;

De longo prazo:

2) Elaboração de Cadernos de Práticas Pedagógicas como resultado das construções teórico-práticas do percurso formativo.

Encontros

1º sem/2022
Realização de encontros mensais, com 2 horas de duração, para trocas de experiências, estudos teóricos e discussões/reflexões sobre a prática. Encaminhamentos para sistematização dos elementos significativos produzidos ao longo das atividades formativas e produção dos Cadernos de Práticas Pedagógicas.

Eventos

Projeto Vivências Pedagógicas: Reflexões críticas sobre a prática docente

25/10/2022


Projeto Vivências Pedagógicas: Reflexões críticas sobre a prática docente

27/09/2022


Projeto Vivências Pedagógicas: Reflexões críticas sobre a prática docente

30/08/2022


Projeto Vivências Pedagógicas: Reflexões críticas sobre a prática docente

30/11/2021 – Transmissão online


Bicentenário da Independência: Reflexões sobre a história e perspectivas para o futuro

10/11/2021 – Transmissão online


I Ciclo Internacional de Palestras sobre Educação: Inclusão social, educação integral e justiça curricular

4/11/2021 – Transmissão online


Projeto Vivências Pedagógicas: Reflexões críticas sobre a prática docente

26/10/2021 – Transmissão online


Bicentenário da Independência: Reflexões sobre a história e perspectivas para o futuro

19/10/2021 – Transmissão online


I Ciclo Internacional de Palestras sobre Educação: Inclusão social, educação integral e justiça curricular

13/10/2021 – Transmissão online


I Ciclo Internacional de Palestras sobre Educação: Inclusão social, educação integral e justiça curricular

6/10/2021 – Transmissão online


Projeto Vivências Pedagógicas: Reflexões críticas sobre a prática docente

28/09/2021 – Transmissão online


Bicentenário da Independência: Reflexões sobre a história e perspectivas para o futuro

21/09/2021 – Transmissão online


I Ciclo Internacional de Palestras sobre Educação: Inclusão social, educação integral e justiça curricular

15/09/2021 – Transmissão online


Projeto Vivências Pedagógicas: Reflexões críticas sobre a prática docente

31/08/2021 – Transmissão online


Reflexões Sobre a Prática Docente

15/06/2021 – Transmissão online


Tecnologias Digitais na Educação Básica: Inovação ou modismo?

14/05/2020 – Transmissão online


Relação entre Educação Midiática e a BNCC: Como e por onde começar

25/04/2020 – Transmissão online


Jornada de Comunicação/II Mostra de Pesquisa em Comunicação

23 a 27/09/2019 – Diversos horários – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


XIV Mostra de Pesquisa em Educação

23 a 27/09/2019 – Diversos horários – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Oficina: Educação e Sustentabilidade

16/09/2019 – 14h30 – Auditório da Arquitetura – Campus Boqueirão – Universidade Católica de Santos


Educação para Convivência

10/09/2019 – 19h – Auditório 213 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Pesquisa-Ação na Prática do Coordenador Pedagógico

12/06/2019 – 16h30 às 18h30 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Educação Ambiental Crítico-Humanizadora: Contribuições do legado freireano

6/06/2019 – 19h – Auditório 310 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Tecnologias Digitais e Redes de Solidariedade: Liberdade de pensamento e expressão

15/05/2019 – às 19h – Auditório 310 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Educação para um Humanismo Solidário

9/05/2019 – 19h – Auditório 200 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Didática emancipatória: por uma escola democrática

25/04/2019 – 19h – Auditório 310 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Memória e a “Educação para Nunca Mais”

24/04/2019 – 19h – Auditório 310 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Curso: Paulo Freire e a Pedagogia da Esperança

27/03, 24/04, 29/05 e 5/06/2019 – 15h – Sala 128 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Encontro com Professores de Ensino Religioso das Escolas Católicas

23/03/2019 – 8h às 12h – Auditório 310 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Práticas Pedagógicas na Escola: Utopias e Perspectivas

20/03/2019 – 16h30 – Miniauditório 311 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Palestra Perspectivas de Futuro: Refletindo sobre uma Educação para o Século XXII

7/11/2018 – 19h – Auditório 201 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


50 anos da Pedagogia do Oprimido: Educar para transformar

26/10/2018 – 17h – Auditório 200 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Exibição do Filme “O Melhor Professor da Minha Vida”

5/10/2018 – 19h – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Diálogo: Promovendo a Saúde na Escola

4/10/2018 – 19h – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Painel: Juventude e Ação Coletiva – Novos desafios para a pesquisa em Educação

4/10/2018 – 9h às 12h – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Prática Docente: Interdisciplinaridade no Trabalho do Coordenador Pedagógico

3/10/2018 – 19h – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Painel: O Significado da Perspectiva Modernidade/Colonialidade na Educação

3/10/2018 – 9h às 12h – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Conferência: Os Desafios Atuais da Educação – Possibilidades para construção de uma escola justa

2/10/2018 – 19h30 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


2º Encontro do Programa “Educação em Foco”

Base Nacional Comum Curricular: implicações no plano de ensino e na prática docente na Educação Infantil
11/4/2018 – 19h – Auditório 201 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


1º Encontro do Programa “Educação em Foco”

Declaração Universal dos Direitos Humanos: como trabalhar com ela nas salas de aula do Ensino Fundamental I e II?
12/3/2018 – Auditório 201 – Campus Dom Idílio José Soares – Universidade Católica de Santos


Palestra

24/11/2017 – Auditório 310
19h – O Papel da Escola no Século XXI em uma Perspectiva Democrática
Olhar crítico sobre a BNCC e a Reforma do Ensino Médio


Sessão Dupla

31/10/2017 – Auditório 310
17h30 – Diálogo sobre a Coordenação do Trabalho Pedagógico na Escola
19h – A Educação da Infância e a Formação de Professores no Âmbito das Políticas Públicas: Conquistas e Desafios


Práticas educacionais

28/09/2017


Atualidade e Vigência do Pensamento de Paulo Freire

13/09/2017


A Formação e a Valorização Docente: O PNE em questão

20/06/2017


Ensino Médio e Superior: Conhecendo os Desafios da Nova Legislação

17/05/2017


A Nova Proposta do Ensino Médio Repercussões Teóricas e Práticas

17/05/2017


Referenciais da Pedagogia Críticotransformadora para (re) pensar o currículo

26/04/2017


As possibilidades da prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil

18/04/2017


Práticas Pedagógicas de acolhimento e inclusão: o legado de Paulo Freire

12/04/2017


Palestra: O Direito à Educação em Risco

21/03/2017