O Processo Seletivo Discente do Programa de Educação é realizado por meio de edital publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no Portal da Universidade. A oferta de vagas depende do número disponível de vagas dos orientadores.

Documentos para inscrição
1. Cópia do diploma do curso de graduação, reconhecido na forma da lei.
2. Cópia impressa do histórico escolar do curso de graduação.
3. Curriculum no formato Lattes.
4. Documento de identificação pessoal de validade nacional.
5. Uma foto 3×4 recente.
6. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.
7. Projeto de pesquisa articulado à área de concentração e às linhas de pesquisa do programa.
8. Cópia do diploma de mestre, reconhecido na forma da lei, ou da certidão de conclusão do Mestrado expedida pela instituição responsável pelo programa, desde que ele seja nacionalmente reconhecido.
9. Cópia digital do histórico escolar do curso de Mestrado.
10. Cópia digital de documento que ateste a proficiência em língua estrangeira realizada pelo candidato durante o Mestrado, caso o histórico escolar dele não faça referência expressa.

Prova de proficiência em língua estrangeira
A prova de proficiência em língua estrangeira é realizada durante o processo seletivo discente. É obrigatória a língua inglesa para um dos níveis (Mestrado e Doutorado).

Etapas do processo seletivo discente
1. Exame de proficiência em língua estrangeira, sendo o inglês obrigatório, caso o candidato não tenha feito exame de proficiência no processo seletivo para o Mestrado.
2. Análise do currículo dos candidatos, do projeto de pesquisa e do memorial.
4. Entrevistas.

Orientações para os candidatos ao Mestrado
1. Conhecer as linhas de pesquisa e os grupos de pesquisa do Programa de Educação.
2. Participar de um grupo de pesquisa durante um semestre. Essa formação auxilia no desenho do projeto de pesquisa e da formação.
3. Conhecer os projetos dos professores para a escolha do grupo de pesquisa.
4. Ler a bibliografia da disciplina obrigatória da linha de pesquisa na qual irá se inscrever auxilia na compreensão da Linha de Pesquisa.
5. Para o projeto de pesquisa a ser apresentado no momento da inscrição, observe:
a. Ele corresponde à intenção inicial da pesquisa a ser desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e poderá ser redimensionado, de acordo com as orientações do(a) professor(a) orientador(a), que acompanhará o desenvolvimento da pesquisa do estudante no programa.
b. Antes de elaborar um projeto de pesquisa, pense nas seguintes questões:
– O que você quer pesquisar?
– Por que deseja pesquisar esse tema?
– Esse tema tem alguma relação com sua trajetória de formação?
– Qual é o foco do tema que deseja investigar?
– Quais são os objetivos dessa pesquisa?
– Quais autores vão fundamentar sua pesquisa? Por que você escolheu esses autores?
– Como pretende realizar sua pesquisa? Onde irá realiza-la? É uma pesquisa documental? Uma pesquisa empírica?
– Qual a relação do projeto com a linha de pesquisa do programa escolhida?

Requisitos para a formação no Mestrado
Dispor de 20 horas semanais para estudo e cumprimento dos créditos em disciplinas, atividades complementares e em orientação.