Área de Concentração: PSICOLOGIA, DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Linha de Pesquisa: GESTÃO E PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL 

EDGAR TOSCHI DIAS (Responsável pelo Projeto)

Nome: AVALIAÇÃO DO CONTROLE NEUROVASCULAR E DA AUTORREGULAÇÃO DO FLUXO SANGUÍNEO ENCEFÁLICO DURANTE DIFERENTES MANOBRAS FISIOLÓGICAS EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Data de Início: 03/11/2022
Natureza do Projeto: PESQUISA

Descrição
A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa, classicamente definida como falência do coração em fornecer quantidade adequada de sangue para suprir às necessidades metabólicas do organismo. A repercussão sistêmica desta falência da função cardíaca tem sido foco de interesse científico, principalmente na tentativa de compreender possíveis mecanismos envolvidos na lesão de órgãos-alvo, como por exemplo, o cérebro. Dessa forma, a IC é considerada fator de risco para o acidente vascular encefálico isquêmico e está associada ao declínio cognitivo dos pacientes acometidos por esta síndrome, em parte, por uma redução no fluxo sanguíneo encefálico (FSE). Sabe-se que a autorregulação do FSE ocorre por meio da interação de três complexos mecanismos fisiológicos, miogênico, metabólico e neurogênico.

No mecanismo neurogênico, é possível que a inervação dos vasos encefálicos pelo sistema nervoso simpático, possa também contribuir para a autorregulação encefálica. Uma justificativa para tal hipótese é que o bloqueio do gânglio simpático cervical ou de receptores ±-adrenérgicos nos vasos encefálicos resulta em aumento do FSE para um dado aumento de pressão arterial. Ainda, tem sido documentado que em indivíduos saudáveis, ao estimular diretamente os barorreceptores carotídeos através do método de sucção do pescoço para aumentar a modulação simpática cardíaca, observa-se um aumento na velocidade do FSE e que após o bloqueio adrenérgico estes efeitos são tamponados. Assim, com base nesses achados, podemos imaginar que patologias associadas com mudanças no tônus simpático, como é o caso da IC, podem alterar a perfusão cerebral e comprometer a autorregulação encefálica e estar associado com o declínio cognitivo.

Entretanto, o que nos chama a atenção é que mesmo existindo evidências científicas de que pacientes com IC em estágios mais avançados apresentam uma redução do FSE, até o presente momento, pouco se sabe sobre o papel do mecanismo neurogênico na autorregulação do FSE tanto em repouso como durante manobras fisiológicas nesses pacientes. Portanto, o estudo da atividade nervosa simpática quantificada diretamente e simultaneamente à avaliação da autoregulação do FSE, assim como, a sua evolução temporal, pode trazer não somente maiores conhecimentos a respeito da fisiologia neurovascular encefálica, mas, também, elucidar esse possível mecanismo fisiopatológico responsável pela redução da autorregulação encefálica em pacientes com IC. Além disso, outra importante contribuição científica do presente estudo será o desenvolvimento de uma nova ferramenta de análise da hemodinâmica encefálica considerando a atividade nervosa simpática como sendo uma das variáveis envolvidas na regulação dinâmica do FSE que poderá ser utilizada tanto em indivíduos saudáveis quanto em pacientes com IC em repouso ou durante diferentes manobras fisiológicas. (AU)

Nome do Financiamento.
FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO – (Bolsa de Pesquisa no Exterior)

EDGAR TOSCHI DIAS (Responsável pelo Projeto)

Nome: DESEMPENHO COGNITIVO E HEMODINÂMICA ENCEFÁLICA DURANTE ESTIMULAÇÃO NÃO INVASIVA DO NERVO VAGO
Data de Início: 22/08/2022
Natureza do Projeto: INOVAÇÃO

Descrição
Durante o ciclo vital, o declínio do desempenho cognitivo começa a ser observado a partir da quinta década de vida e o risco para o desenvolvimento do transtorno neurocognitivo leve é maior quando os níveis pressóricos são elevados e não controlados. Um fator de relevância para o presente estudo, é que a literatura aponta que filhos de pais hipertensos já apresentam níveis pressóricos mais elevados tanto em repouso quanto durante o estresse agudo, uma vez que a adaptação e a recuperação são respostas fisiológicas tardias em filhos de pais hipertensos quando comparados com filhos de pais normotensos.

Diante destas evidências, é possível imaginar que indivíduos com histórico familiar de hipertensão arterial podem apresentar uma maior predisposição em desenvolver o transtorno neurocognitivo leve em função dos efeitos deletérios da instabilidade hemodinâmica. Sabemos que devido à incapacidade de armazenar energia, a circulação encefálica tem como característica peculiar à capacidade de autorregular o fluxo sanguíneo encefálico (FSE) por meio de três complexos mecanismos fisiológicos: miogênico, metabólico e neurogênico. Entretanto, dados de estudos clínicos e experimentais em neuromodulação direcionam a atenção especificamente para a estimulação do nervo vago como forma de modular a variabilidade da pressão arterial. A estimulação do ramo auricular do nervo vago (ENV-t) tem-se mostrado mais eficaz que outras abordagens em neuromodulação, uma vez que estimula apenas as fibras aferentes do nervo vago, proporcionando assim uma via de ação mais seletiva do que outras estratégias.

Curiosamente, os efeitos da ENV-t também têm sido associados a mudanças na função cognitiva, particularmente no domínio da função executiva, por meio das projeções do ramo auricular do nervo vago para núcleos do tronco encefálico que, além de modular o sistema nervoso autônomo, faz sinapses com o locus coeruleus e o núcleo dorsal da rafe levando ao aumento da circulação de neurotransmissores monoaminérgicos e GABAérgico. No entanto, o que chama nossa atenção é que até o presente momento os mecanismos hemodinâmicos responsáveis pelo efeito da ENV-t sobre o desempenho cognitivo de indivíduos com histórico familiar de hipertensão arterial permanecem desconhecidos. Este é, portanto, o ponto que fundamenta a proposta desta investigação de delineamento experimental, que têm como o objetivo testar a hipótese de que o efeito ENV-t sob o desempenho cognitivo ocorre em função da melhora do acoplamento neurovascular e a autorregulação do FSE nesta população. Para isto, serão selecionados 50 indivíduos com ou sem histórico familiar de hipertensão arterial, eutróficos, não praticantes regulares de exercícios físicos, na faixa etária entre 40 e 60 anos, de ambos os sexos e não fumantes.

Após a avaliação clínica, os voluntários serão submetidos um ensaio experimental para avaliação do acoplamento neurovascular e da autorregulação do FSE ambos durante a ENV-t. Enquanto justificativa esta pesquisa destaca que, ao explorar os efeitos da estimulação do nervo vago por meio de técnicas não invasivas, validadas e de fácil aplicabilidade, a identificação dos mecanismos hemodinâmicos envolvidos no desempenho cognitivo servirão como base de dados na elaboração de novas estratégias terapêuticas adjuvantes voltadas à pacientes com predisposição de desenvolvimento do transtorno neurocognitivo leve.

EDGAR TOSCHI DIAS (Responsável pelo Projeto)

Nome: PREVENÇÃO DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL POR MEIO DA ESTIMULAÇÃO NÃO INVASIVA DO NERVO VAGO: UM ENSAIO PILOTO RANDOMIZADO CONTROLADO
Data de Início: 01/03/2022
Natureza do Projeto: PESQUISA

Descrição
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e invalidez em todo o mundo, e um dos principais sinais de alerta para o AVC é o ataque isquêmico transitório (AIT). Embora os danos neurológicos não sejam permanentes, a principal preocupação no AIT é a recorrência do AVC. Uma das questões mais antigas e desafiadoras no tratamento das doenças cerebrovasculares é como gerenciar os níveis pressóricos após um evento súbito. Sabemos que os benefícios de alguns medicamentos anti-hipertensivos na prevenção de AVC são devido à redução da variabilidade da pressão arterial (VPA). Entretanto, chama nossa atenção que pacientes após AIT com elevada VPA durante o tratamento anti-hipertensivo apresentam um pior prognóstico, apesar do controle dos níveis pressóricos.

Por outro lado, dados de estudos clínicos e experimentais direcionam a atenção para a estimulação do nervo vago transcutâneo (ENV-t) como abordagem adjuvante em algumas condições clínicas refratárias à abordagem farmacológica. Adicionalmente, outros estudos também reportam os efeitos agudos da ENV-t no sistema nervoso autônomo em indivíduos saudáveis. Por exemplo, nosso grupo demonstrou recentemente que a ENV-t reduz a frequência cardíaca, a VPA sistólica e a modulação simpática cardíaca e periférica em indivíduos saudáveis. Diante desses dados, vislumbramos um potencial terapêutico desta técnica não invasiva de neuromodulação na prevenção do AVC em pacientes com elevada VPA após AIT. Entretanto, a densidade de energia ideal para que a ENV-t controle os níveis pressóricos e a disfunção autonômica em pacientes com elevada VPA após AIT permanece desconhecida.

Este é, portanto, o ponto que fundamenta a proposta desta investigação, que têm como o foco identificar os parâmetros de ENV-t ideais para reduzir a frequência cardíaca, pressão arterial, VPA sistólica e atividade nervosa simpática muscular em pacientes com elevada VAP após AIT. Para isto, a presente proposta é composta por dois estudos. No primeiro estudo exploraremos a combinação de alguns parâmetros de configurações de densidades de energia de estimulação baseado em estudos anteriores com outras populações. Nossa hipótese é que os parâmetros de moderada densidade de energia serão eficazes e seguros em induzir mudanças no controle autonômico periférico e na hemodinâmica encefálica e sistêmica do que combinações mais extremas de densidade de energia. Em seguida, selecionaremos o protocolo mais eficiente e seguro do primeiro estudo e conduziremos um piloto de um ensaio clínico randomizado e controlado. Para isto, trinta pacientes com elevada VPA após AIT serão alocados aleatoriamente em dois grupos homogêneos, no qual o melhor parâmetro de estimulação será aplicado em uma área ativa ou em uma área inócua/placebo durante 30 dias consecutivos a fim de investigar seus efeitos sobre a hemodinâmica encefálica e sistêmica e na função autonômica. A hipótese deste segundo estudo é que apenas a ENV-t na área ativa controlará a hemodinâmica encefálica, disfunção autonômica e diminuirá a VPA em pacientes após AIT. (AU)

Nome do financiamento Início Fim
FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO – (Auxílio a pesquisa – regular) 01/03/2022
Natureza do Financiamento
OUTRO AUXÍLIO FINANCEIRO

HELIO ALVES (Responsável pelo Projeto)

Nome: CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS DA SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA
Data de Início: 02/04/2012
Natureza do Projeto: PESQUISA

Descrição
O Projeto tem como objetivo desenvolver pesquisas nas áreas da Psicologia, com ênfase em investigar as práticas de intervenção preventiva e/ou curativa junto à população em situação de vulnerabilidade social na Baixada Santista, com base nas políticas públicas atuais, no que se refere ao campo da saúde mental e da qualidade de vida. Nessa perspectiva, busca integrar na prática a teoria psicanalítica à reforma psiquiátrica, dentro de um olhar amplo e crítico, visando à saúde individual e coletiva, nos diversos contextos. Freud, em 1930, perguntava em seu livro “Mal-estar na civilização”, “o que os seres humanos querem alcançar na vida” e respondia que seu objetivo é atingir a felicidade e mantê-la. No entanto, o máximo que conseguem é gozar de uma felicidade momentânea, resultante, na verdade, da satisfação de necessidades reprimidas. O Projeto pretende instigar e ampliar, no profissional pesquisador uma reflexão da própria prática, ao analisar criticamente a sua atuação e a do meio no qual desenvolve seu cotidiano profissional.

Nesse sentido, visa propor ao mestrando uma autoanalise em relação ao reconhecimento das teorias e métodos científicos na compreensão dos fenômenos psíquicos, individuais e grupais, no alívio ou remissão dos sofrimentos e na busca da qualidade de vida dos cidadãos, através das políticas públicas e dos serviços oferecidos à comunidade. Por meio da metodologia qualitativa busca identificar com olhar crítico e ético os grupos de atendimentos públicos e privados da região, os diversos procedimentos psicoterapêuticos visando coletar, examinar a atuação dos profissionais, os métodos utilizados, os construtos teóricos que os norteiam. E, a partir dos resultados obtidos, produzir novas propostas de saúde mental e qualidade de vida para o ser humano e fomentar o aprimoramento profissional dos que trabalham na área da saúde mental.

MIRIA BENINCASA GOMES (Responsável pelo Projeto)

Nome: HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À GESTAÇÃO, PARTO, NASCIMENTO E PÓS PARTO
Data de Início: 01/08/2022
Natureza do Projeto: PESQUISA

Descrição
Trata-se de uma pesquisa que pretende investigar aspectos relacionados ao ciclo-gravídico-puerperal e o desenvolvimento de crianças até 42 meses. Inclui-se, neste projeto, avaliação e implantação de programas e intervenções interdisciplinares com: – gestantes, – casais, – acompanhamento de parto, – formação de família, família, – mulheres durante o pós-parto, – relação mãe e bebê, – desenvolvimento de bebês e crianças até 42 meses; – parentalidade e – conjugalidade.

THALITA LACERDA NOBRE (Responsável pelo Projeto)

Nome: PSICOLOGIA E PÓS-MODERNIDADE
Data de Início: 10/11/2015
Natureza do Projeto: PESQUISA

Descrição
Este projeto de pesquisa tem o intuito de compreender os aspectos psicológicos que perpassam o sujeito na pós-modernidade. busca-se, com isso, compreender as relações permeadas pelo desenvolvimento da tecnologia da comunicação e da informação e o mal-estar atual que acomete as sociedades atuais.

LINHA DE PESQUISA: DESENVOLVIMENTO E POLÍTICA SOCIOEDUCACIONAIS.

HILDA AVOGLIA (Responsável pelo Projeto)

Nome: CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO E A CRIANÇA NÃO INSTITUCIONALIZADA: DO PERFIL PSICOLÓGICO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS
Data de Início: 03/08/2020
Natureza do Projeto: PESQUISA

Descrição
A pesquisa tem como objetivo descrever e relacionar aspectos do perfil psicológico, no que se refere a maturidade cognitiva, emocional e social de crianças em situação de acolhimento e crianças não institucionalizadas. Busca também fornecer indicadores para a proposição de políticas públicas voltadas a crianças em situação de acolhimento.

DAISY INOCENCIA MARGARIDA DE LEMOS (Responsável pelo Projeto)

Nome: PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: SAÚDE E EDUCAÇÃO – TRABALHANDO A FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO E A FORMAÇÃO PARA A VIDA E A CONVIVÊNCIA
Data de Início: 13/02/2019
Natureza do Projeto: PESQUISA

Descrição
O cenário contemporâneo se apresenta marcado por desafios exponenciais no que tange aos aspectos educativos e à promoção da saúde, gerando a necessidade de estudos que assegurem fomentos científicos à construção de políticas públicas pertinentes a realidade social, local, regional e brasileira. A Psicologia, enquanto ciência e profissão, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital, se constitui na base para sustentação do escopo do projeto, articulando-se com áreas afins, como a Sociologia, Direito, Pedagogia, Educação, Medicina, Serviço Social, entre outras, assegurando o caráter interdisciplinar que acompanha a proposta em questão e garante a presença de outros olhares capazes de enriquecer as produções acadêmicas.

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a diversidade de questões que envolvem os processos educativos tanto no âmbito escolar, quanto na saúde e na assistência social, de modo a ampliar os conhecimentos acerca da diversidade de temáticas pautadas nesse contexto, como o desenvolvimento de valores morais e socioemocionais, construção da identidade, inclusão, expressões de violência e cultura de paz, práticas e políticas preventivas e interventivas. Tem como foco desde a infância até a vida adulta, em espaços formais ou não formais de educação e saúde, abarcando estratégias metodológicas diferenciadas, com estudos de natureza quanti e qualitativa, respeitando a pluralidade teórico- metodológica, desde que atenda aos objetivos pretendidos e se adeque às características das populações estudadas em seus possíveis desdobramentos. Os resultados das pesquisas buscam atender às necessidades sociais emergentes na perspectiva dos Direitos Humanos, além de contemplar o desenvolvimento de recursos, humanos, técnicos e éticos no enfrentamento da complexidade que assinala a convivência na modernidade.

LUANA CARRAMILLO GOING (Responsável pelo Projeto)

Nome: DESENVOLVIMENTO, FUNÇÃO SIMBÓLICA E INCLUSÃO
Data de início: 15/02/2019
Natureza do Projeto: PESQUISA

Descrição
O projeto, com base na investigação interdisciplinar, busca pesquisar o desenvolvimento humano, os sistemas complexos cognitivos e a inclusão, com recorte sobre o desenvolvimento da função simbólica em uma visão cognitiva interacionista, quanto à evolução dos jogos de imitação, simbólico e de regra, investigando a relação entre a representação da função simbólica e a relação epistemológica do sujeito isto é, como o conhecimento se origina e se transforma em relação aos valores sociais, intelectuais e morais e o processo de inclusão. Tem como foco pesquisar a linguagem onírica e a ludicidade no período dos anos iniciais da escolarização, momento em que a escola proporciona para a criança o aprendizado da leitura e da escrita e no qual ela estabelece relação entre a oralidade e a escrita das palavras.

O objetivo é verificar se há correlação entre o trabalho com a linguagem simbólica e a construção de uma atenção plena, que redirecione a atenção multifocal de crianças com dificuldades de aprendizagem. Investigar os processos de cognição humana, em seus aspectos de desenvolvimento. Por meio da pesquisa qualitativa. Propõe uma abordagem através de múltiplos enfoques e terá como foco verificar se as distintas linguagens simbólicas folclóricas utilizadas como instrumentos investigativos, promovam após a analisar dos resultados, o desenvolvimento da concentração, da leitura e da escrita, da empatia e do respeito as diferenças entre os pares, nos anos iniciais da escolarização. A meta é desenvolver pesquisas que produzam resultados significativos para a qualificação de profissionais que atuam na educação do ensino fundamental ou em espaços socioeducacionais, que necessitam aprofundar conhecimentos sobre a infância, a alfabetização, a educação especial, no seu sentido amplo. E também que possibilitem a proposição de ações de formação de recursos humanos preparados para o desenvolvimento de sistemas de avaliação nos diversos contextos educacionais.

Trata-se de um projeto abrangente cujo caráter conceitual visa fomentar a discussão, a pesquisa e publicações. Projetos específicos estão em fase de elaboração e passarão a integrar a produção científica, que contará com a participação de professores e alunos, da Graduação e da Pós-Graduação. O Projeto dá continuidade ao Grupo de Pesquisa (2007-2011) Lúdico, Cognição e Saúde – LÚDICOS, que desenvolveu pesquisas com o foco no Brincar e suas relações com o desenvolvimento cognitivo e a saúde no ciclo vital, em diferentes contextos, como os de unidades de saúde, familiar, escolar e de lazer. Pesquisas desenvolvidas no Programa: “Projeto Amigo”. Tem também interligação acadêmica com a linha de pesquisa “Ensino Aprendizagem no Ensino Fundamental” e com a linha “Déficit de aprendizagem e genética médica” Está integrado com o GT da ANPEPP “Brinquedo, Aprendizagem e Saúde”, com a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), e com a International Toy Library Association (ITLA).

MIRIA BENINCASA GOMES (Responsável pelo Projeto)

Parte superior do formulário

Nome: DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS E VIAS DE PARTO
Data de Início: 01/09/2022
Natureza do Projeto: PESQUISA

Descrição
A realidade obstétrica no país vem sofrendo alterações significativas nos últimos dois anos. Se, até 1970 os partos tendiam a ser, predominantemente, partos normais (75%), a partir de então, foi crescente o número de cesarianas no país e no mundo. Em 2014, o número de partos cirúrgicos no Brasil chegou a ser de 52% dos nascidos aquele ano, apesar da Organização Mundial de Saúde preconizar que índices superiores a 15% de partos cirúrgicos não indicam proteção à mãe e ao bebê. (WHO, 2014). Os resultados indicaram que a Cesárea Eletiva sem trabalho de parto está associada a prejuízos nas respostas imunológicas de curto prazo, tais como a expressão reduzida de marcadores inflamatórios no recém-nascido. Crianças nascidas por Cesárea Eletiva sem trabalho de parto também enfrentam um maior risco de desenvolver doenças autoimunes tais como asma, alergias, diabetes tipo 1, e doença celíaca.

Os objetivos deste estudo são: avaliar o desenvolvimento psicológico de bebês de 0 a 36 meses; comparar o desenvolvimento psicológico de bebês nascidos de cesárea eletiva e parto normal; Investigar, com as mães, as condições socioeconômicas da família, a via de parto e a historia de saúde do bebê; verificar, com cuidadores, o desenvolvimento comportamental e socioafetivo dos bebês enquanto estão nas instituições. Para atingir estes objetivos serão avaliados 200 bebês em creches da prefeitura de São Bernardo do Campo: 100 nascidos de cesárea eletiva e 100 nascidos de parto normal. Os instrumentos utilizados serão: dois questionários, um para ser respondido pela mãe, outro pelo cuidador da creche e a escala de avaliação de bebês Bayley Scales of Infant Development. Estes dados serão analisados estatisticamente. A previsão para o desenvolvimento da pesquisa é de 24 meses após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.