Olhares Psicossociais para a Prática Docente
Coordenação: Profª. Drª. Adelina de Oliveira Novaes (Unicid/Ciers-ed/FCC/Cátedra Unesco) com a participação da Profª. Drª. Maria de Fátima Barbosa Abdalla
Descrição: Trata-se de uma pesquisa desenvolvida pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (Ciers-ed) e pela Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente (Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas). Tal projeto visa oferecer uma pluralidade de informações contextualizadas sobre o cotidiano escolar com foco no trabalho de professores(as), por meio de estudo psicossocial de caráter etnográfico, considerando multimétodos de coleta e análise.
Políticas, práticas, representações e identidades profissionais (Edital Capes 16/22)
Coordenação: Profª. Drª. Maria de Fátima Barbosa Abdalla.
Descrição: Trata-se de um projeto que aproxima a Universidade Católica de Santos de duas universidades, uma brasileira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e outra, moçambicana (Escola Superior de Jornalismo de Maputo – ESJ) e, que se propõe ao desenvolvimento de processos de formação em parceria, que venham a favorecer os Grupos de Pesquisa dessas instituições, em um contexto inovador de produção intercultural de conhecimento.
Pesquisa-Ação Pedagógica: Práticas e formação
Coordenação: Profª. Drª. Maria Assunção Flores (Universidade do Minho – Portugal) com a participação da Profª. Drª. Maria Amélia do Rosário Santoro Franco
Descrição: Projeto financiado pela Collaborative Action Research Network, integra a Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (ESTREIADIÁLOGOS), criada por um grupo de investigadores durante o Congresso Anual da Collaborative Action Research Network (CARN). Objetivo: agregar pesquisadores de pesquisa-ação colaborativa para produção em parceria sobre a temática.
O pensamento de Paulo Freire: política, teoria e prática
Coordenação: Prof. Dr. Alexandre Saul
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar sistematicamente elementos dos campos da Formação de Professores, do Currículo, da Didática e da Pesquisa Participante, sob a perspectiva da educação crítico-emancipatória. Ele se articula à pesquisa desenvolvida pela Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, financiada pelo CNPq, que foca na análise de políticas e práticas educacionais a partir do legado freireano. Os estudos realizados no âmbito do projeto buscam compreender criticamente concepções, políticas e práticas de formação de professores e desenvolvimento curricular, e gerar análises e proposições no contexto da luta coletiva por justiça social.
Criações docentes e reinvenções curriculares na escola da Educação Básica
Coordenação: Profª. Drª. Cláudia da Silva Rodrigues, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a participação do Prof. Dr. Alexandre Saul
Descrição: O projeto coordenado pela profa. Dra. Ana Cláudia da Silva Rodrigues, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), objetiva analisar o processo de produção de conhecimento nas criações curriculares que são arquitetadas na escola de Educação Básica. Parte-se do reconhecimento de que o currículo, como ato político-estético-poético”, é produzido por docentes e discentes que se contrapõem às políticas curriculares homogeneizadoras. Tal encaminhamento curricular pode ser uma possibilidade criativa de recondução de produção de saberes, ante às tentativas de descontextualização e silenciamentos que ensejam algumas práticas pedagógicas e metodologias de ensino, já implementadas ou em implementação. O projeto, em parceria com as secretarias municipais e estaduais de educação, propõe trabalhar de forma colaborativa com a participação dos professores e escolas envolvidas, além de professores de diversas Universidades e Programas de Pós-Graduação em Educação brasileiros.
Sistematização internacional de experiências educativas indígenas para a interculturalidade e a cidadania global crítica”
Coordenação: Profª. Drª. Julieta Abba, da Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos) com a participação da Profª. Drª. Guadalupe Corrêa Mota e do Dr. Alexandre Saul
Descrição: O projeto vem ao encontro das demandas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), de modo especial ao Plano Global para a Década das Línguas Indígenas (DILI) e a Agenda 2023 para a Educação, a fim de promover uma educação vinculada com os desafios mundiais contemporâneos. Esta proposta também se une aos esforços da Organização das Nações Unidas (ONU) plasmados nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam assegurar os direitos humanos, garantir um desenvolvimento sustentável, promover o respeito à diversidade, fomentar a interculturalidade e cidadania global, dentre outras metas que contribuam para habitar a nossa cada comum. O objetivo da pesquisa consiste em sistematizar experiências educativas de comunidades Kaingang da região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul; comunidades Tupis e Guaranis da região Metropolitana da Baixada Santista, no Litoral de São Paulo e comunidades Guaranis da região de Santa Maria de Fe, Misiones, Paraguai. Busca-se identificar a contribuição dessas experiências para a interculturalidade e a cidadania global numa perspectiva crítica e internacional.