Educação e Formação

Especificação: Disciplina obrigatória para as três linhas de pesquisa
Número de créditos: 3
Ementa: A disciplina situa os alunos no universo das reflexões sobre as principais temáticas investigativas que organizam o campo teórico da área de concentração do Programa – Educação e Formação -, com foco no estudo crítico-reflexivo dos conceitos de educação e formação, problematizando-os à luz das experiências e dos interesses de pesquisa dos estudantes matriculados na disciplina.
Bibliografia:
ADORNO, Theodor W. E. Educação e Emancipação. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2000.
Charlot, Bernard. Desafios da educação na contemporaneidade: reflexões de um pesquisador. Entrevista concedida a Teresa Cristina Rego e Lúcia Emília Nuevo Barreto Bruno. Educação e Pesquisa, v. 36, número especial, p.147-161, 2010.
CAVACO, Carmen. Experiência e formação experiencial: a especificidade dos adquiridos experienciais. Educação Unisinos v.13, no. 3, p.220-227, setembro/dezembro 2009.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em Perspectiva, 14 (2), 2000.
GOERGEN, Pedro. Educação, Ética e Mercado. I Jornada Internacional de Filosofia da Educação e III Jornada de Filosofia da FEUSP, 2017, p. 57-76.
JOSSO, Marie-Christine.  A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.
JOSSO, Marie-Christine. Experiência de Vida e Formação. Lisboa: EDUCA, 2002. (PDF)
JOSSO, Marie-Christine.  História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as histórias de vida a serviço de projetos. Educação e Pesquisa25(2), 11-23, 1999. Disponível em:  <https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000200002>
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n.2, p. 4-27, jul./dez. 2011.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 9.ed.rev. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
NÓVOA, António. Prefácio. In: JOSSO, Marie-Christine. Experiência de Vida e Formação. Lisboa: EDUCA, 2002, p. 7-12.
NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999a. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v25n1/v25n1a02.pdf>
MAHEIRIE, Kátia. Constituição do Sujeito, Subjetividade e Identidade. Revista Interações, vol. 8, n°13, p. 31-44, jan./jun. 2002.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação. Porto Alegre, vol.34, n.2,p.147-146, maio/agosto 2011.
SUCUPIRA LINS, Maria Judith. Formação do Educador e a questão da ética. Revista da FAEEBA – Educação e contemporaneidade. Vol.12, número 20, julho-dez, p.353-352, 2003.
TASSIN, Etiène. Educar o cidadão: que êxito esperar de um ofício impossível? Revista da FAEEBA – Educação e contemporaneidade. Vol.12, número 20, julho-dez, p.15-33.
THOMPSON, Edward Palmer. Educação e Experiência. In: Os Românticos. A Inglaterra na Era Revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 11-47.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, SP, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf>

Políticas e Práticas de Formação de Professores
Especificação: Disciplina Obrigatória da Linha de Pesquisa 1
Número de créditos: 3
Ementa: Estudo das políticas de formação docente no contexto do processo de democratização da educação brasileira. Análise crítica dos problemas inerentes às políticas públicas educacionais na interrelação com as práticas pedagógicas, incluídas as práticas docentes e as repercussões nos processos de desenvolvimento profissional, de construção de identidades e de profissionalização docente.
Bibliografia:
ABDALLA, M. F. B. Política Nacional de Formação de Professores e a (Re) Constituição da Identidade Profissional. Revista Interacções. v. 12, n. 40, p. 5-27, 2016.
AFONSO, A. J. Políticas avaliativas e accountability em educação: subsídios para um debate ibero-americano. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 9, p. 57-70, mai-ago. Disponível em: ≤http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=23&p=57≥. Acesso em: 20 mai. 2012.
AGUIAR, M. A. Vinte anos da LDB: da Base Nacional Comum à Base Nacional Comum Curricular. BRZEZINSKI, I. (Org.). LDB/1996 Vinte anos depois: projetos educacionais em disputa. São Paulo; Cortez, 2018, p. 71-93.
ANDRÉ, M. Avaliação revela impacto de um programa de formação de professores. Revista Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, Fundação Cesgranrio, vol. 16, n. 58, p. 149-168, jaN,-mar. 2008.
ANDRÉ, M. (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2016.
BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
BARRETO, E. S. de S. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 62, jul.-set. 2015.
BARRETO, E. S. de S. Políticas de currículo e políticas docentes para a educação básica. In: MARTINS, A. M.;  CALDERÓN, A.I.; GANZELI, P.; GARCIA, T. O. G. (Orgs.). Políticas e gestão da educação: desafios em tempos de mudanças. Campinas: Autores Associados, 2013, p. 217-242.
BARROSO, J. Conhecimentos, políticas e práticas em educação.  In: MARTINS, A. M. ;  CALDERÓN, A.I.; GANZELI, P.; GARCIA, T. O. G. (Orgs.). Políticas e gestão da educação: desafios em tempos de mudanças. Campinas: Autores Associados, 2013, p. 1-23.
BAUER, A. Avaliação de impacto no Brasil: é possível mensurar impactos de programas de formação docente? Estudos em avaliação educacional. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, vo. 21, n. 46, p. 229-252, maio-ago.
BRZEZINSKI, I. (Org.). LDB/1996 Vinte anos depois: projetos educacionais em disputa. São Paulo; Cortez, 2018.
BRZEZINSKI, I. Formação de Profissionais do Magistério na LDB/1996: a disputa entre projeto educacionais antagônicos. In: BRZEZINSKI, I. (Org.). LDB/1996 Vinte anos depois: projetos educacionais em disputa. São Paulo; Cortez, 2018, p. 95-129.
CABRAL NETO, A.; CASTRO, A. M. D. A. Educação Superior no Brasil: disputas e tensões no processo de expansão pós-LDB.  BRZEZINSKI, I. (Org.). LDB/1996 Vinte anos depois: projetos educacionais em disputa. São Paulo; Cortez, 2018, p. 207- 236.
CABRAL NETO, A.; CASTRO, A. M. D. A.; QUEIROZ, M. A. (Orgs.). Pontos e contrapontos da política educacional: uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
FERRADA, D.; VILLENA, A.; DEL PINO, M. ¿Hay que formar a los docentes en políticas educativas? Cadernos de Pesquisa. v. 48, n. 167, p. 254-279, jan. março 2018
FRANCO, C.; ALVES, F.; BONAMINO, A. Qualidade do ensino fundamental: políticas, suas possibilidades, seus limites. Educação & Sociedade, Campinas, CEDES/UNICAMP, vol. 28, n. 100, p. 989-1014.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
LARA, A. M. B.; DEITOS, R.A. (Orgs.). Políticas Educacionais: um exame de proposições e reformas educacionais. Cascavel: EDUNIOESTE, 2012.
MORAES, A, C.; XEREZ, A. S. P.; LIMA, D. C. (Orgs.). Políticas Educacionais: práticas e proposições. Fortaleza: EdUECE, 2014.
PEREIRA, E. W.; TEIXEIRA, Z. A. A LDB e os novos contornos da educação básica. BRZEZINSKI, I. (Org.). LDB/1996 Vinte anos depois: projetos educacionais em disputa. São Paulo; Cortez, 2018, p. 181-205.
SILVA, M. S. P. Políticas de formação e valorização dos profissionais da educação básica em questão: contradições e inquietações. In: MARTINS, A. M. ;  CALDERÓN, A.I.; GANZELI, P.; GARCIA, T. O. G. (Orgs.). Políticas e gestão da educação: desafios em tempos de mudanças. Campinas: Autores Associados, 2013, p. 166-198.
SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação e Regime de Colaboração. In: BRZEZINSKI, I. (Org.). LDB/1996 Vinte anos depois: projetos educacionais em disputa. São Paulo; Cortez, 2018, p. 27-46.
SOBRINHO, J. D. Dilemas da educação superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
TRIPOLI, Z. F.; SOUSA, S. Z. Do governo á governança: permeabilidade do Estado a lógicas privatizantes na educação. Cadernos de Pesquisa. v. 48, n. 167, p. 228-253, jan. março, 2018
WEBER, S. Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil. Revista Educação& Pesquisa, vol. 24, n. 85, p. 1125-1154, dez. 2003.
USAID. La inserción docente: políticas y prácticas de inducción. Guatemala: Juarez & Associates, Inc./USAID-Guatemala, 2008 (Preparado por  Beatrice Avalos).

História e Historiografia da Educação
Especificação: Disciplina obrigatória da Linha de Pesquisa 2
Número de créditos: 3
Ementa: Análise das principais referências da história da educação (no Brasil), bem como dos debates e propostas em torno da produção das pesquisas na área, desde a década de 1970. Ênfase nos embates políticos ocorridos no campo da educação ao longo da história do Brasil, caracterização dos projetos educacionais em disputa, das forças políticas que os sustentavam, dos alvos e das estratégias acionadas por seus atores.
Bibliografia:
ALMEIDA, José Pires de. História da Instrução Pública no Brasil (1500-1889). São Paulo: EDUC; Brasília, DF: INEP/MEC, 1989.
AZEVEDO, Fernando. A Transmissão da Cultura. In: A Cultura Brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ; Brasília: Editora da UnB, 1996, p. 493-765.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985, v. 1 (Obras Escolhidas), p. 222-232.
BINZER, Ina von. Os meus romanos: alegrias e tristezas de uma educadora no Brasil. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
BRANDÃO, Zaia. A Historiografia da Educação na Encruzilhada. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (orgs.). História e História da Educação. O Debate Teórico-Metodológico Atual. Campinas, SP: Autores Associados, 1998, p. 100-114.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A Configuração da Historiografia Educacional Brasileira. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Historiografia Brasileira em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998, p. 329-353.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A Escola e a República. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A Escola e a República e outros ensaios. Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2003, p. 11-66.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A Pesquisa Histórico-Educacional no Brasil: um Depoimento a Partir de uma Trajetória. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (orgs.). História e História da Educação. O Debate Teórico-Metodológico Atual. Campinas, SP: Autores Associados, 1998, p. 131-134.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e Contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 7. ed. Cortez, 2000.
DECCA, Edgard Salvadori de. Narrativa e História. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (orgs.). História e História da Educação. O Debate Teórico-Metodológico Atual. Campinas, SP: Autores Associados, 1998, p. 17-24.
NAGLE, Jorge. A educação na Primeira República. In: FAUSTO, Bóris (org.). História Geral da Civilização Brasileira. 4ª ed. São Paulo: Bertrand Brasil, Tomo III, vol. 2, cap. VII, 1990, p. 259-291.
NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1974.
NAGLE, Jorge. Trajetória da Pesquisa em História da Educação no Brasil. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (orgs.). História e História da Educação. O Debate Teórico-Metodológico Atual. Campinas, SP: Autores Associados, 1998, p. 115-130.
NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Historiografia da Educação e Fontes. In: GONDRA, José Gonçalves (org.). Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 17-62.
REIS, José Carlos. Os Annales: A Renovação Teórico-Metodológica e “Utopia” da História pela Reconstrução do Tempo Histórico. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (orgs.). História e História da Educação. O Debate Teórico-Metodológico Atual. Campinas, SP: Autores Associados, 1998, p. 25-49.
RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da Educação Brasileira. Campinas, SP: Autores Associados, 1993.
RIBEIRO, Maria Luísa Santos. Trajetória Pessoal no Campo da Pesquisa Histórica sobre a Organização Escolar na Sociedade Brasileira. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (orgs.). História e História da Educação. O Debate Teórico-Metodológico Atual. Campinas, SP: Autores Associados, 1998, p. 135-141.
RODRIGUES, João Lourenço. Um retrospecto: alguns subsídios para a história pragmática do ensino público em São Paulo. São Paulo: Instituto Anna Rosa, 1930.
SAVIANI, Dermeval. História da Escola Pública no Brasil. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (orgs.). A Escola Pública no Brasil: História e Historiografia. Campinas, SP: Autores Associados, 2005, p. 1-29.
SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria Bousquet; COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra; São Paulo: EDUSP, 1984.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Editora da Unesp, 1998.
WARDE, Mirian Jorge. Contribuições da História para a Educação. Em Aberto, Brasília, vol. 9, n. 47, p. 3-11, out./dez. 1990.
WARDE, Mirian Jorge. Questões Teóricas e de Método: a História da Educação nos Marcos de uma História das Disciplinas. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (orgs.). História e História da Educação. O Debate Teórico-Metodológico Atual. Campinas, SP: Autores Associados, 1998, p. 88-99.

Estado e Políticas Públicas em Educação
Especificação: Disciplina obrigatória da Linha de Pesquisa 3
Número de créditos: 3
Ementa: Estudo das políticas públicas em Educação como práticas sociais estabelecidas na relação entre educação, estado e sociedade, a partir de perspectivas teóricas e metodológicas trazidas de diferentes áreas do conhecimento, considerando os amplos processos de formação, os sujeitos envolvidos e os principais problemas contemporâneos da área, incluindo as reformas educacionais no País.
Bibliografia:
ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina e EDUFRJ, 2009.
ARROYO, Miguel G. Políticas Educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 31, nº 113, 2010, p. 1381-1416. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/17.pdf
AVRITZER, Leonardo. O pêndulo da democracia no Brasil: uma análise da crise: 2013-2018. Novos Estudos Cebrap. São Paulo vol.37, n.02, p. 273-289, mai-ago, 2018.
BALL, Stephen J.. Novos estados, nova governança e nova política educacional. In APPLE, Michael W., BALL, Stephen J.; GANDIN, Luís Armando (orgs.). Sociologia da Educação. Análise Internacional. Tradução Cristina Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2013; p.177-189.
BRELÁZ, Gabriela. Advocacy nas Organizações da Sociedade Civil: principais descobertas de um estudo comparativo entre Brasil e Estados Unidos. Anais XXXI EnANPAD, 2007.Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/read/19435842/1-advocacy-das-organizacoes-da-sociedade-civil-anpad
CÁSSIO, Fernando. (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.
CURY, C. R.J. Direito à Educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, julho/2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14405.pdf
DUBET. Francois? Por qué preferimos la desigualdad? (aúnque digamos lo contrario). Siglo Veintiuno. 2016.
MAINARDES, J. e MARCONDES, M. J. Entrevista com Stephen Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. In: Revista Educação e Sociedade. Campinas, volI. 30, no.106, p.303-318, jan-abril, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a15.pdf
MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus. 1997.
OLIVEIRA, Dalila e DUARTE, Adriana. Política educacional como política social: uma nova regulação da pobreza. In: Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 279-301, jul./dez. 2005. Disponível em:  http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html.
OXFAM. BRASIL. Nós e as desigualdades. Pesquisa Oxfam Brasil/Datafolha. Percepções sobre desigualdades no Brasil, 2019. Disponível em: https://oxfam.org.br/um-retrato-das-desigualdades-brasileiras/pesquisa-nos-e-as-desigualdades/pesquisa-nos-e-as-desigualdades-2019/
OXFAM. BRASIL. País estagnado: um retrato das desigualdades brasileiras, 2018. Disponível em: https://www.oxfam.org.br/pais-estagnado?utm_source=mailcimp&utm_medium=social&utm_campaign=relatorio_relatoriodesigualdades&utm_content=base-geral&utm_term=emailmarketing_acesse-relatorio_cpc_email-0413
OXFAM. BRASIL. A distância que nos une. O retrato das desigualdades brasileiras 2017. Disponível em: https://oxfam.org.br/um-retrato-das-desigualdades-brasileiras/a-distancia-que-nos-une/
PETERS, Stefan. ¿Es posible avanzar hacia la igualdad en
la educación?
El dilema de las políticas educativas de la izquierda en América Latina. Nueva Sociedad no.239, mayo-junio de 2012, p.102-121. Disponível em: www.nuso.org.
SECCHI, Leonardo; COELHO, Fernando de Souza e PIRES, Valdemir. Políticas Públicas. Conceitos, ca*sos práticos, questões de concursos. 3a ed. São Paulo, SP: Cengage, 2019. cap. 1, p. 1-20 e  cap.3, p.55-92
SILVA JÚNIOR, Celestino Alves. A escola pública como objeto de estudo. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo (SP), v. 4, n. 4, p. 17-29, abr. 2016. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/32
SOUZA, Jessé. Subcidadania brasileira: para entender o país além do jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: LeYa, 2018.