SAÚDE – Em Simpósio de Imunização, pesquisadores da UNISANTOS lançam o Observatório das Vacinas

Projeto “Observatório das Vacinas” foi lançado durante o I Simpósio de Imunização: Desafios e Inovação

A cobertura vacinal na Região Metropolitana da Baixada Santista está abaixo da meta determinada pelo Ministério da Saúde, para crianças de zero a 2 anos, entre os anos de 2016 e 2018. Os dados, que fazem parte do maior levantamento já feito no País sobre vacinação, foram apresentados durante o I Simpósio de Imunização: Desafios e Inovação, nos dias 7 e 8 de outubro, quando foi lançado oficialmente o  “Observatório das Vacinas”, projeto que busca compreender a relação da cobertura vacinal com os fatores socioeconômicos, ambientais e de saúde, por meio da análise espacial e georreferenciamento em 5570 municípios.

Com a participação de aproximadamente 200 inscritos, o evento reuniu pesquisadores, estudantes e representantes do Ministério da Saúde, da diretora técnica da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria do Estado da Saúde, do Centro de Controle de Doenças e do Centro de Vigilância Epidemiológica, além de dirigentes da UNISANTOS.

Cerimônia de abertura do I Simpósio de Imunização: Desafios e Inovação

O Observatório das Vacinas é coordenado pelas professoras doutoras Carolina Luísa Alves Barbieri e Lourdes Conceição Martins, do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, e conta com a participação da  pós-doutoranda Ysabely de Aguiar Pontes Pamplona. O projeto foi desenvolvido com financiamento da Fundação Bill Melinda Gates Foundation e CNPq / Ministério da Saúde, e tem parceria da Universidade Estadual da Paraíba (UEB) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Confira a cobertura do evento. Acesse os links abaixo.

• RECONHECIMENTO – Representante do Programa Nacional de Imunização fala sobre a cobertura vacinal e a importância da pesquisa

• RESULTADOS – Pesquisas desenvolvidas por mestrandos em Saúde Coletiva e estudantes de Farmácia e Enfermagem são apresentadas em simpósio

• PLATAFORMA – Maior banco de dados do Brasil, Observatório das Vacinas reúne informações na área da saúde

• DISTRIBUIÇÃO – Pesquisadores discutem resultados de pesquisa sobre cobertura vacinal e o seus benefícios para o desenvolvimento de políticas públicas