PARCERIA – Pesquisadores ressaltam a importância do Observatório das Vacinas para o desenvolvimento da sociedade

Professor Luiz Eduardo Moschini, da Universidade Federal de São Carlos

“Muitos acham que estamos abaixo do nível de pesquisa do resto do mundo, mas estamos competindo com a Europa”. Assim, o professor doutor Luiz Eduardo Moschini, da Universidade Federal de São Carlos, resumiu a importância do Observatório das Vacinas, durante a palestra “Contribuições da Análise Espacial na Cobertura Vacinal”, no I Simpósio de Imunização: Desafios e Inovação, no dia 8 de outubro. Ele fez palestra ao lado do professor doutor Ricardo Olinda, da Universidade Estadual da Paraíba. São parceiros da UNISANTOS no projeto que reúne o maior banco de dados do País sobre a cobertura vacinal.

O professor Moschini destacou a necessidade de mais iniciativas na área prática da construção do conhecimento. “Um artigo pode ser citado por anos, mas eventualmente ele perde seu espaço para outros. Projetos como esse deixam um legado ainda maior para ciência”. Para ele, o maior desafio de criar uma plataforma digital capaz de mapear a saúde brasileira foi “gerar uma plataforma interativa que despertasse o interesse da população”.

Professor Ricardo Olinda, da Universidade Estadual da Paraíba

Segundo o professor Ricardo Olinda, doutor em estatística, a análise de dados espaciais permite determinar quais regiões do País sofrem déficit de imunização contra doenças. A ferramenta também compara dados entre municípios vizinhos, com a intenção de criar uma estatística sobre a influência sofrida por ambos. Permite constatar que regiões tem baixa ou alta na meta de vacinação, assim como quais impactos sofridos no sistema de saúde de regiões vizinhas.  O pesquisador afirma que esse trabalho científico deve ser uma “contribuição para sociedade”.

Ele ressaltou que a análise de dados nasceu na área da saúde, mas migrou para outros campos do conhecimento ao longo dos anos. O projeto do observatório das vacinas busca resgatar essa importante ferramenta. “Espero que a parceria entre as universidades seja o primeiro passo de muitos que virão. É um trabalho lindo que vai dar muitos frutos”, disse Olinda.

O projeto Observatório das Vacinas é coordenado por pesquisadores da UNISANTOS e conta com financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates Foundation e CNPq. O estudo mapeia a situação de imunização em todo território nacional. Utilizando o maior banco de dados sobre cobertura vacinal, a expectativa é que o trabalho possa auxiliar na prevenção de inúmeras doenças.