PLATAFORMA – Maior banco de dados do Brasil, Observatório das Vacinas reúne informações na área da saúde

Mapa ilustrado permite que visitantes explorem por regiões

Disponível pelo www.observatoriodasvacinas.com.br, o Observatório das Vacinas, lançado durante o I Simpósio de Imunização: Desafios e Inovação, nos dias 7 e 8 de outubro, apresenta o mapeamento sobre a cobertura vacinal  nos  5.570  municípios do País, sendo o maior banco de dados desenvolvido no Brasil. O trabalho, coordenado por pesquisadores da UNISANTOS, foi desenvolvido com financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates Foundation e CNPq / Ministério da Saúde, e tem parceria da Universidade Estadual da Paraíba (UEB) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Segundo os pesquisadores, o Observatório das Vacinas inova ao utilizar a metodologia da análise espacial na área da saúde. A ferramenta permite analisar dados de vacinação em todo território nacional, catalogados em:  vacinas, municípios e período de campanha. Com ela é possível verificar qual o nível de proteção contra doenças em regiões específicas do Brasil.  Um mapa ilustrado no site permite que os internautas explorem as regiões do País desejadas. O objetivo do projeto é disponibilizar acesso à informação para população e seus gestores, fazendo com que decisões na área da saúde sejam tomadas de forma rápida e com embasamento científico.

Coordenadoras do projeto, professoras doutoras Carolina Barbieri e Lourdes Martins

Para a coordenadora do estudo, professora doutora Carolina Luísa Alves Barbieri, o projeto representa “uma nova forma de fazer ciência colaborativa”. Ela destaca a participação de profissionais de diversas áreas de conhecimento reunidos em prol da pesquisa, lembrando que a interdisciplinaridade fomenta a construção do conhecimento. Barbieri ainda cita Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo”.

Também coordenadora do Observatório, a professora doutora Lourdes Conceição Martins afirmou que o lançamento do site é uma conquista para saúde brasileira. “Pensamos muito em um site que fosse prático em ajudar profissionais e gestores a tomarem decisões.” A pesquisadora ainda declarou estar orgulhosa de seu projeto e que tem intenção de continuar seus estudos. “A realização de um sonho, o começo de um novo trabalho”.

Representante da fundação Bill & Melinda Gates no Brasil, Claude Pirmez

A representante da fundação Bill & Melinda Gates no Brasil, Claude Pirmez ressaltou que os dados coletados durante a pesquisa irão ajudar a “mover o conhecimento para uma ação”. A expectativa é poder desenvolver novos estudos no campo prático. Já o reitor da UNISANTOS, o professor mestre Marcos Medina de Leite, declarou estar orgulhoso do projeto desenvolvido. “É encantador, penso que devemos finalizar essa primeira etapa e continuar a desenvolver conhecimento”.