HOMENAGEM – Professor Emérito, ex-reitor e ex-diretor da Faculdade de Direito, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro recebe homenagem in memorian na abertura da 68ª Semana Jurídica

Professor Marcos Medina entrega placa ao advogado Francisco Machado de Oliveira Ribeiro, filho do homenageado

Professor Emérito, ex-reitor e ex-diretor da Faculdade de Direito da UNISANTOS, o professor mestre Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, que faleceu no último dia 13 de dezembro, foi homenageado dando o nome à 68ª Semana Jurídica da Universidade Católica de Santos, que ocorre até o próximo dia 27. Na manhã de hoje (23), durante a abertura do evento, o advogado Francisco Machado de Oliveira Ribeiro, filho do homenageado, recebeu uma placa das mãos do reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite, e do diretor da Faculdade de Direito, professor mestre Ivan da Silva.

Emocionado, Francisco Machado agradeceu todas as homenagens prestadas pela Universidade ao longo dos anos e destacou a importância da 68ª Semana Jurídica levar o nome de seu pai. “Em meu nome e em nome da minha família, aqui também representada pelo meu irmão Roberto e minha cunhada Fabiana, todos ex-alunos (da Faculdade de Direito), sabedores do tamanho dessa homenagem e da importância da Semana Jurídica, agradeço. Meu pai teve várias paixões e desenvolveu várias atividades, mas sempre teve especial atenção, especial dedicação, especial paixão pela atividade de professor. Inclusive por reconhecer que o ensino é um fator de desenvolvimento humano e, por consequência, de desenvolvimento social”, destacou.

Professor Júlio Ogasawara leu a loa sobre o homenageado

Reitor da Universidade, o professor Marcos Medina salientou a importância da trajetória do professor Francisco Prado na construção da história da UNISANTOS. “Tem muita vida envolvida na construção dessa história formada pelas pessoas, pelos encontros, pelos ideais. Hoje tivemos a oportunidade de ouvir um aspecto, uma dimensão, do que foi a construção da Universidade Católica de Santos. Formada por uma profusão de vidas dedicadas e envolvidas com um projeto, uma missão. Podemos analisar esse projeto sempre sobre prismas particulares, pessoais, e observem a beleza da construção dessa história, da história da Universidade, a partir da vida do nosso querido Chico Prado. Tudo que nós vivenciamos da Universidade Católica tem a profunda marca do professor Francisco Prado de Oliveira Ribeiro”, declarou.

Também estiveram na mesa de abertura o professor Júlio Ogasawara; que leu a loa sobre o homenageado; o professor doutor Sylvio Alarcon Estrada Junior, coordenador da 68ª Semana Jurídica da UNISANTOS; a vice-presidente do Centro Acadêmico Alexandre de Gusmão, Patricia Maria de Matos Anhas; e o presidente do Centro Acadêmico, Gabriel Leite Carvalho. O maestro Beto Lopes, professor mestre coordenador do Projeto Cultural da UNISANTOS, e Diego Lopes, interpretaram o Hino da Casa Amarela e o Hino Nacional.

Confira a cobertura de algumas da palestras abaixo.

> PSIQUIATRIA FORENSE – Médico Guido Palomba fala sobre doentes criminosos e as condutas necessária para o atendimento

> REFLEXÃO – Semana Jurídica discute os desafios e perspectivas dos direitos das pessoas com deficiência

> CARTA MAGNA – Lei Suprema Nacional, a Constituição foi tema de debate durante a 68ª Semana Jurídica

> CRIME DIGITAL – Palestra sobre cibercrimes e violência doméstica aborda tipos de crimes e punições