CARTA MAGNA – Lei Suprema Nacional, a Constituição foi tema de debate durante a 68ª Semana Jurídica

Saul Leal, Victória Marques, Ana Paula Fuliaro e Josieni Pereira

Lei fundamental e suprema do Brasil, a Constituição Brasileira foi o tema da  palestra “Nós, a Constituição Brasileira”, na abertura da 68ª Semana Jurídica, no dia 23 de agosto. Doutor em Direito, o advogado Saul Tourinho Leal  apresentou a temática, ressaltando que todos os brasileiros deveriam se orgulhar da construção de instrumento fundamental para a democracia. 

 

Pós-doutor pela Universidade de Pretória, na África do Sul, o advogado disse que expressões juridicamente brasileiras são utilizadas em outros países, como foi o caso da Constituição do Quênia, em que contribuiu na elaboração. “Devemos guardar a Constituição e zelar por ela. Cada político ou autoridade deve jurar cumprir esse documento, além de evitar que ela seja violada”.

 

Ao longo da palestra, ele abordou questões sobre atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), impeachment e o voto impresso, destacando que é preciso voltar para a realidade brasileira, aprender com as experiências e tirar conclusões a partir do sofrimento  vivido no passado.  

 

Participaram como debatedoras, as professoras Josieni dos Santos Pereira  e Ana Paula Fuliaro.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!