PSIQUIATRIA FORENSE – Médico Guido Palomba fala sobre doentes criminosos e as condutas necessária para o atendimento

Guido Arturo Palomba

“Loucura nos Tribunais” foi o tema da palestra do psiquiatra forense Guido Arturo Palomba, no dia 25, durante a 68ª Semana Jurídica. Perito habilitado nos tribunais judiciários até 2015, ele destacou que é preciso um melhor entendimento, bom senso e percepção para lidar com  casos jurídicos que envolvem crimes, uma vez que em sua maioria geram revoltas na sociedade e causam comoção. 

 

Especialista em psiquiatria forense e autor de diversas obras, ele  fez questão de explicar a diferença entre criminosos comuns e os doentes criminosos. Segundo ele, doente é uma pessoa que vive uma loucura como se aquela situação fosse real. Já os condutopatas são aqueles que não deliram, mas podem ser manipuladores e de difícil reconhecimento social.

 

O médico também comentou que são realizadas análises específicas nos pacientes presos e que há uma conduta própria para encaminhar às penitenciárias.

 

O evento contou com a mediação dos docentes do curso, os professores mestres Alexandre Calixto Rodrigues e Rita de Cássia Zaher Rosa Paulo.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!