Programa Práticas Inclusivas na Educação

Os Jogos como Forma de Compreender e Atender à Diversidade

“Podemos ter projetos juntamente com os outros, mas não podemos ter projetos pelos outros” (Nilson Machado)

Ementa
Estimular, por meio da teoria a elaboração de projetos onde a ação, o respeito mútuo e a cooperação são desenvolvidas por meio do lúdico, no sentido prático de uma educação para todos. Na construção de situações ideais em que todos tenham a vez de participar, contemplados por um plano de trabalho que considere os limites, os medos e as esperanças ao mesmo tempo que possibilite o desenvolvimento físico, psíquico e social do aluno.

Objetivos
Saber usar diversos jogos como forma de conhecer os alunos e poder atender a diversidade, de forma que o respeito mútuo e a cooperação possam acontecer.
Promover reflexões e práticas inclusivas acadêmicas, por meio de conceitos teóricos e práticos sobre o currículo, o lúdico e o processo ensino aprendizagem envolvendo os jogos de exercício, os jogos espontâneos, os jogos de regras e os jogos cooperativos.

Profª. Drª. Luana Carramillo-Going

Colaboradoras