PUBLICAÇÕES – Representando a região Sudeste, Editora Leopoldianum apresenta obras em sessão de lançamentos

A Editora Universitária Leopoldianum participou da Sessão de Lançamento de Livros da PUC Goiás, no dia 11 de dezembro, em evento on-line destinado à valorização da cultura do livro acadêmico-universitário. Única instituição da região Sudeste no evento, a Leopoldianum esteve no lançamento com três títulos. As professoras doutoras Maria de Fátima Barbosa Abdalla e Edméa Oliveira dos Santos apresentaram, respectivamente, as obras “Pesquisas em Educação: Políticas, Representações e Práticas” e “O Livro na Cibercultura”. Já os professores doutores Alcindo Fernandes Gonçalves e Maria Luiza Machado Granziera enviaram vídeos falando sobre o lançamento “Paradiplomacia Ambiental – Agenda 2030”.

 

EDUCAÇÃO – “Pesquisas em Educação: Políticas, Representações e Práticas” apresenta contribuições para as pesquisas educacionais e para formulação de políticas públicas voltadas para a inclusão social e formação docente. Organizado pela professora doutora Maria de Fátima Barbosa Abdalla, a publicação está dividida assim: parte I – Políticas Educacionais; parte II – Pesquisas sobre representações sociais, práticas docentes, identidade profissional e percursos metodológicos; e parte III – Experiência de formação e práticas pedagógicas para a interculturalidade e para a inclusão social.

 

CIBERCULTURA – A obra “O Livro na Cibercultura” apresenta uma abordagem sobre o livro, a leitura, os e-readers (leitores digitais) e a interpretação, além da produção de textos em suas mais diversas tipologias da Cibercultura. Organizado pelas professoras doutoras Cristiane de Magalhães Porto e Edméa Oliveira dos Santos, o e-book é dividido em duas partes denominadas de “Livro Digital: novos formatos e linguagens” e “Autoria e Práticas Leitoras”, em que cada uma dessas temáticas conta com uma seleção de textos de pesquisadores da área.

 

PARADIPLOMACIA – Dividido em 19 capítulos, “Paradiplomacia Ambiental – Agenda 2030” aborda os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organizações das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo melhorar a coordenação temática e impulsionar os ânimos em serviços públicos por meio do engajamento de cidadãos e especialistas na construção e implementação de uma agenda renovada para territórios regionais e locais. Organizada pelos docentes pesquisadores do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da UNISANTOS, os professores doutores Fernando Fernandes Rei, Alcindo Fernandes Gonçalves e Maria Luiza Machado Granziera, a é resultado de uma parceria entre pesquisadores da América Latina e da Europa, que também trabalham com governos subnacionais e suas redes e organizações. A organização também envolve os grupos de pesquisa “Energia e Meio Ambiente” e “Governança Global”.

 

Totalmente gratuitos, os livros podem ser acessados pelo site unisantos.br/editora/e-books.