LUTO – Faleceu a professora doutora Maria Apparecida Franco Pereira (Cida Franco), historiadora, pesquisadora e docente da Universidade Católica de Santos há 49 anos

Presença marcante na UNISANTOS

Faleceu ontem (domingo), a professora doutora Maria Apparecida Franco Pereira. Ela estava internada na Casa de Saúde de Santos. O seu corpo será velado nesta segunda-feira (28) na Beneficência Portuguesa, das 11 às 15 horas. Em seguida, o sepultamento será no Cemitério da Filosofia.

 

Doutora em História Social, mestre em História Econômica, especialista em História do Brasil e graduada em Filosofia, Pedagogia e História, a professora Cida Franco, como era carinhosamente chamada era docente da UNISANTOS desde 1973. Era docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de História. Pesquisadora, deixou dezenas de artigos científicos e capítulos de obras publicados, dezenas de orientações entre Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), dissertações e teses, além de participação em aproximadamente 200 bancas de qualificação e defesa.

 

Em 15 de maio de 2015, recebeu a Comenda do Mérito Acadêmico, durante os festejos pelo Jubileu de Ouro do curso de História da UNISANTOS. Na oportunidade, ressaltou que o mais importante era a comemoração pelo aniversário do curso. Lembrou que essa trajetória de 50 anos foi marcada por lutas e conquistas de vários professores e alunos. “É o momento de recordarmos o que o curso fez para a Cidade e sua contribuição na formação de docentes”, disse, lembrando que os desafios ainda são muitos.

 

Comenda do Mérito Acadêmico
Ao lado do coordenador do curso de História, Paulo Campbell, na missa pelos 50 anos do curso

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO – Foi coordenadora do acervo do extinto jornal Cidade de Santos, diretora de Patrimônio do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, membro da Academia Feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos, além de ter implantado e coordenado o Laboratório de Informação, Arquivo e Memória da Educação (Liame) da UNISANTOS.

 

Sua última obra como organizadora foi “Santos na modernidade capitalista (1870-1930): novas abordagens e releituras de velhas fontes”, ao lado do doutorando em Educação Luiz Henrique Portela Faria, publicada em 2019. “Mulher: Leitora, autora, formadora” também foi organizada pela professora Cida Franco, ao lado do professor doutor Luiz Carlos Barreira, e lançada em 2017. Foi autora das obras “Paróquia Nossa Senhora de Pompéia: 80 anos de Evangelho e Vida”, em 2006, e “Santos nos caminhos da Educação Popular (1870-1920), em 1996.

 

Ao lado do doutorando em Educação Luiz Henrique Portela Faria no lançamento da sua última obra
Durante orientação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

A professora Cida Franco foi uma das responsáveis pela criação da Cátedra Padre Waldemar Valle Martins,  em homenagem ao primeiro reitor da UNISANTOS, falecido em 2004. Em 28 de agosto de 2018, durante a instalação, ela proferiu discurso sobre a vida de padre Waldemar, lembrando de sua presença marcante na região, desde o colégio Canadá, organização da Paróquia do Senhor dos Passos, até presidência da ABESC – Associação Brasileira de Escolas Católicas. Em todos os momentos, a docente esteve ao seu lado, contribuindo com o seu conhecimento, generosidade e trabalho.

 

Sua presença marcante na sociedade também está refletida em sua participação em inúmeras comissões de trabalho pela preservação da história da região e do País.

 

Deixa um legado de amor incondicional à educação e ao próximo

HOMENAGEM – Coordenador do curso de História, o professor mestre Paulo Fernando Campbell Franco deixou uma mensagem para a professora Cida Franco: “Todos nós, discentes e docentes do Curso de História de todas as épocas, compartilhamos da mesma certeza: a professora Cida Franco é especial. Diante de um ser tão especial só temos a agradecer. Cida, nessa nova viagem, colocamos nas suas mãos e no seu coração a gratidão de cada filho da família do Curso de História da Universidade Católica de Santos. Assim, quando você estiver se aproximando de Deus, Ele reconhecerá o seu brilho, virá ao seu encontro e te dará o beijo e o abraço que nós só o fizemos em pensamento. Isso nos conforta. Cida, sempre lembraremos de você com um brilho nos olhos e um contentamento no coração, pois tivemos o privilégio de compartilhar momentos da nossa existência com uma criatura especial, um ser de luz. Antes de iniciar essa nova caminhada, fazemos um pedido final: nos dê a sua benção para que sejamos corajosos e pacientes, o suficiente, para esperarmos o dia em que todos nós estaremos juntos novamente. Eternamente seremos gratos pela sua existência. O seu brilho marcou a todos nós. Descanse em Paz!”

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!