UNISANTOS comemora 67 anos e instala a Cátedra “Professor doutor padre Waldemar Valle Martins” e o Instituto de Teologia São José de Anchieta

Cerimônia de instalação da Cátedra “Professor doutor padre Waldemar Valle Martins”

Para comemorar os 67 anos do início da sua história, com a criação da Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL), a UNISANTOS  instalou, no mês de agosto, a Cátedra “Professor doutor padre Waldemar Valle Martins” e o Instituto de Teologia São José de Anchieta, a nova unidade universitária da Católica de Santos.  As solenidades, precedidas de celebrações eucarísticas, foram prestigiadas pela comunidade acadêmica, representantes do clero, dirigentes das instituições, docentes, discentes e membros da sociedade civil.

Intelectual, humanista, líder na criação da Universidade Católica de Santos, o professor doutor padre Waldemar Valle Martins foi homenageado, no dia 28 de agosto, com a instalação da Cátedra que leva o seu nome e pensamento. Primeiro reitor, falecido em 10 de maio de 2004, a solenidade ocorreu no dia da criação da Sociedade Visconde de São Leopoldo, que, em 1951, iniciava a sua trajetória de sucesso.

Padre Waldemar Valle Martins

CÁTEDRA – A Cátedra “Professor doutor padre Waldemar Valle Martins” será um espaço formativo, contemplando a pesquisa, o ensino e a extensão. O professor mestre Fábio Cardoso Maimone, coordenador do novo centro de estudos, falou da alegria em preservar a memória do padre Waldemar, com a formação de um banco de dados das suas obras e sobre a sua trajetória sacerdotal e acadêmica. Ele lembrou também da sua luta pela educação básica e sua visão sobre a formação integral do ser humano.

Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, a historiadora, professora doutora Maria Apparecida Franco Pereira, fez o discurso de homenagem ao padre Waldemar, lembrando de sua presença marcante na região, desde o colégio Canadá, organização da Paróquia do Senhor dos Passos, até presidência da ABESC – Associação Brasileira de Escolas Católicas – e sua trajetória de 50 anos na Universidade Católica de Santos, tornando-se um dos maiores responsáveis pelo sucesso institucional. Uma exposição também recordou a sua trajetória de vida.

Representando a família, a sobrinha-neta do padre Waldemar, Carmem Maria Valle Altman, agradeceu a homenagem e destacou a figura marcante do tio, como religioso, intelectual, “um homem íntegro e autêntico”.

Na Capela São José, Celebração Eucarística pela instalação do Instituto São José de Anchieta

INSTITUTO DE TEOLOGIA – Presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL) e chanceler da UNISANTOS, o bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, presidiu a celebração eucarística e a solenidade de instalação do Instituto de Teologia São José de Anchieta. “Esse é o momento grandioso, de alegria, de muito significado. No Ano do Laicato, esse é mais um acontecimento muito importante”, disse Dom Tarcísio, destacando a importância do curso de extensão de Formação em Teologia para Leigos. “Somos chamados a sermos missionários do diálogo. Através da Universidade, buscamos esse diálogo de cultura, fé e razão”.

Dom Tarcísio Scaramussa presidiu a solenidade de instalação do Instituto São José de Anchieta

Reitor da UNISANTOS, o professor mestre Marcos Medina Leite deu as boas-vindas aos estudantes e docentes que já iniciaram, no dia 7 de agosto, o curso no Campus Dom Idílio José Soares. Ele ressaltou que o Instituto de Teologia São José de Anchieta é a nova unidade universitária da Universidade, portanto, parte integrante, constituinte da Universidade Católica de Santos.

DIREÇÃO – Durante a cerimônia, foram nomeados, o diretor da nova unidade universitária Instituto São José de Anchieta, o padre Antônio Alberto Finotti; o coordenador do curso de Formação em Teologia para Leigos, professor mestre Francisco Emílio Surian; e o coordenador de atividades acadêmico-científicas, padre Francisco José Grecco. O padre Finotti destacou a importância do curso de Formação em Teologia para Leigos, como um recurso indispensável para o trabalho de pastoral da Diocese de Santos. Disse que desde 1996, quando teve início um curso piloto, já foram formados em torno de 500 agentes de pastoral.

Na solenidade de instalação do Instituto São José, a mesa foi composta pelo presidente da SVSL e chanceler da UNISANTOS, o bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa; pelo reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite; pelas pró-reitoras, professoras doutoras Rosângela Ballego Campanhã (Graduação) e Mariângela Mendes Lomba Pinho (Administrativa); e pelo gerente executivo da SVSL, Alberto Ferreira do Carmo Filho.