INTERNACIONALIZAÇÃO – Estudantes da UNISANTOS podem vivenciar a cultura americana por meio do Programa Fulbright, em parceria com a Capes/MEC

Michael Matos e os estudantes que participaram do primeiro encontro do Programa Fulbright 2024

Vídeos, jogos e “palavra do dia” fizeram parte da primeira aula, no dia 9, com o americano Michael Matos, que está na UNISANTOS como English Teaching Assistant (ETA). Por meio de oficinas e encontros gratuitos no contraturno das aulas, a oportunidade para os estudantes da UNISANTOS é resultado do Programa Fulbright, em parceria com a Capes/MEC.  O objetivo é proporcionar novas formas de aprendizado e aprimoramento da Língua Inglesa.

De forma descontraída, os estudantes se apresentaram, assim como o professor Michael Matos, que coordenou uma dinâmica para proporcionar interação e aprendizado. A partir da palavra “ass”, ele falou dos seus diferentes significados na língua nativa e sobre as diferenças culturais.

Eduardo Jesus de Santana

Michael disse que as aulas, que prosseguem durante todo o ano, terão pequenas apresentações sobre diversos assuntos da cultura americana, jogos de curiosidades, perguntas e respostas, debates em inglês e muito mais. Ele espera que muitos estudantes vivam essa experiência, mesmo que não possam comparecer em todos os encontros.

Para o estudante do 5º semestre do curso de Letras, Eduardo Jesus de Santana, a oportunidade é única para aprimorar os seus conhecimentos na Língua Inglesa. ‘É muito bom continuar me aperfeiçoando e aprendendo expressões novas, que são usadas pelos nativos. Pretendo vir nas próximas aulas, com certeza”, disse.

MICHAEL – Nascido em Massachusetts, Michael Matos, de 30 anos, é bacharel em História e Economia, pela Universidade de Massachusetts Dartmouth – UMASSD.  Localizada na região com maior população portuguesa dos Estados Unidos, a instituição tem um dos departamentos portugueses mais respeitados. Por ter o pai nascido nos Açores, ele teve um contato muito rápido com a Língua Portuguesa.

FULBRIGHT – Docente do curso de Letras e Tradução e Interpretação, a professora doutora Graziela Pigatto Bohn foi a responsável em submeter um projeto para Fulbright, por meio da Capes/MEC, parceira da iniciativa. A aprovação permitiu a vinda de docentes americanos. Em 2022, a UNISANTOS recebeu o professor Tyler John Bunton, e, em 2023, a professora  Chloe Murphy.

Para acompanhar a agenda de atividades e entrar em contato com Michael, acesse instagram.com/etasunisantos.