FULBRIGHT – Docente dos Estados Unidos realiza atividades para quem deseja aprender ou aprimorar o conhecimento na língua inglesa

Professor Tyler John Bunton

Com as ações voltadas para a internacionalização na UNISANTOS, os estudantes têm inúmeras possiblidades de realizar intercâmbios em outros países. Na perspectiva de estimular cada vez mais projetos internacionais, a instituição também investiu em programas que contribuem para o conhecimento cultural internacional e para a preparação dos jovens que queiram viver novas experiências fora do País. Contemplada pelo programa Fulbright, a Universidade recebeu neste ano o professor Tyler John Bunton, dos Estados Unidos, que tem proporcionado diferentes formas de aprendizado e aprimoramento da língua inglesa, por meio de oficinas gratuitas no contraturno das aulas.

Jogos educativos para praticar o idioma

Formado em Literatura e Línguas, com ênfase em escrita criativa, Tyler já estudou na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, por meio de intercâmbio, e foi lá que teve o seu primeiro contato com o idioma português. Ele sorri quando diz que a forma como a língua é falada em Portugal é bem diferente do Brasil, e conta que as atividades de conversação para iniciantes e para os que têm conhecimento avançado, os grupos de escrita criativa, os encontros e palestras têm sido uma excelente experiência. “Estou amando mesmo e aprendendo muito”, disse.

Tyler realizou oficina para o ensino médio

OPORTUNIDADE – Como uma oportunidade para praticar o idioma, as aulas de conversação são ministradas todas em inglês. Do 2º semestre de Letras, Caroline Romero explicou que participar dos grupos de conversação é uma forma de perder a vergonha, pois apesar de ter feito um curso de inglês fora da Universidade, a estudante se considera tímida e acha a oportunidade uma forma de ficar menos “travada”.

Do 2º semestre de Publicidade e Propaganda, a estudante Heloisa Perdigão Sena participou da aula pela primeira vez, no último dia 5. Ela considera o tema trazido em aula muito interessante, além de ser uma forma de estender seu vocabulário. “Acho muito legal. É como se a gente pudesse fazer uma extensão em um outro país sem sair da universidade”, disse.

Estudante Marina Nunes

“Sensacional. É uma oportunidade única”, define a estudante do 2º semestre do curso de Letras, Marina Gomes Nunes, que participa desde o início da turma de conversação. Ela, que se divide entre o trabalho, as aulas da graduação e as de conversação, acha a possibilidade de aprender inglês sem custo e com um professor nativo dos Estados Unidos é “maravilhoso”.

FULBRIGHT – Docente do curso de Letras e Tradução e Interpretação, a professora doutora Graziela Pigatto Bohn foi a responsável em submeter um projeto para Fulbright, por meio da Capes/MEC, parceira da iniciativa, para participar ETA (English Teaching Assistant). A aprovação permitiu que durante três anos a UNISANTOS receba um professor.

Conversação para iniciantes

Criado em 1946, o programa já concedeu mais de 370 mil bolsas a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países. O Fulbright chegou ao Brasil em 1957 e, desde então, suas bolsas já levaram quase 5 mil brasileiros para estudar nos Estados Unidos. Tyler explicou que para estudantes há opções em atuar nos Estados Unidos como assistentes de ensino de línguas estrangeiras, participar de cursos online, entre outras.

Para acompanhar a agenda de atividades exclusiva para estudantes, docentes e administrativos da UNISANTOS, acesse instagram.com/etasunisantos.