INTERNACIONAL – Estudantes da UNISANTOS vivenciam a cultura americana por meio do Programa Fulbright

Chloe Murphy

Aprender sobre a cultura de um novo país e poder colocar em prática os ensinamentos acadêmicos. Isso é apenas uma parte do que a intercambista estadunidense Chloe Murphy está vivendo durante este ano como English Teaching Assistant (ETA) Fulbright, na UNISANTOS.

Durante esse semestre, a docente levou uma forma divertida de ensinar Inglês a estudantes Relações Internacionais, Letras, Psicologia, entre outros, que acompanham as aulas, totalmente gratuitas, desde o mês de março. A boa notícia é que tem mais. Após o recesso de julho, os estudantes interessados poderão participar até o final do ano, quando Chloe retorna aos Estados UniSantos.  “Para quem quer participar, eu encorajo a seguir meu instagram @etasunisantos. Espero que no próximo semestre mais pessoas possam participar das aulas”, ressalta.

Chloe, que tem formação em Africana Studies pela University of Connecticut, EUA, utiliza a criatividade e desenvolve diversas atividades relacionadas à Língua Inglesa e a cultura dos Estados Unidos. Essas atividades são exclusivamente direcionadas a estudantes e funcionários  docentes e administrativos da UNISANTOS.

Momento de confraternização e aprendizado

“Eu realmente amei a UNISANTOS. É uma comunidade de pessoas que ajudam umas às outras. Há muitas oportunidades para os estudantes conquistarem seus objetivos e perseguirem seus sonhos”, destaca Chloe. Ela afirma que desde o início teve muito suporte para se adaptar ao Brasil.

Em sala de aula, Chloe diz que o que mais ama são as perguntas, mas aprende muito sobre a cultura brasileira com os próprios alunos. “Eu realmente amei os estudantes, eles me ensinam tantas coisas, como as diferenças de cada sotaque e os tipos de comida”.

OPORTUNIDADE – Para o estudante do 1º semestre do curso de Relações Internacionais, Luan Gomes Garcia, as aulas têm sido uma forma muito boa de realmente praticar o inglês com uma nativa. “Além da questão da língua, a Chloe sabe muito sobre a cultura negra, algo que agrega muito a mim, então como um estudante de RI é bem legal ver as diferenças sobre questões raciais. Tem sido uma oportunidade muito boa”, ressalta.

ETA – Contemplada pelo Programa Fulbright, que é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a UNISANTOS já recebeu outros docentes que proporcionam o conhecimento da cultura americana, bem como a possibilidade de aprimorar o domínico da língua inglesa.

Luan Gomes

CULTURA – Essa não é a primeira experiência de Chloe no País, apesar de ser a mais longa. Aos 19 anos, visitou Salvador, na Bahia, durante uma semana por meio da universidade em que estudava. Segundo ela, apesar de já ter essa familiaridade, o verdadeiro motivo para ter escolhido o Brasil para um intercâmbio foi a sua semelhança histórica com os Estados Unidos.

“Desde que eu era mais nova, sempre fui fascinada pela cultura e história do Brasil, principalmente porque é semelhante ao meu país. São dois países que foram habitados por indígenas, destruídos por colonizadores europeus e que traficavam africanos para escravizá-los”, relata.

Por ser uma sociedade criada de forma similar, Chloe acredita que tem muito o que aprender com o Brasil, já que para ela tem muita influência histórica ainda viva na cultura brasileira.