II SIMPÓSIO DE IMUNIZAÇÃO– Em conferência de abertura, pesquisador indiano alerta sobre política de inclusão e reformas institucionais para enfrentar a Covid-19

Conferência discute a Covid-19 na Índia

COVID-19 and poor and vulnerable groups in India” foi o tema da conferência de abertura do II Simpósio de Imunização da UNISANTOS, realizado no dia 1 de setembro. Membro do Department of Electrical Engineering, da School of Information Technology, Indian Institute of Technology, de Nova Delhi, o professor doutor Sumeet Agarwal foi o palestrante e destacou que para que uma recuperação da pandemia seja eficaz, é preciso abordar um projeto de política de inclusão e reformas institucionais, para fortalecer ainda mais as instituições comunitárias e com isso reduzir as exclusões em esquemas de proteção social, tendo a Índia como exemplo por conta da mutação do vírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19), conhecida como Variante Delta, detectada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020.

Professor doutor Sumeet Agarwal

Com objetivo de apresentar como a pandemia da Covid-19 vem afetando a população em situação de vulnerabilidade na Índia, o professor Agarwal comentou sobre algumas medidas de contenção e confinamento que vêm aumentando ainda mais as desigualdades existentes, além dos déficits de redes de segurança social que continuam a impulsionar a situação no país.

Do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva e uma das coordenadoras do Observatório das Vacinas, a professora doutora Lourdes Conceição Martins mediou a conferência que contou com a participação de pesquisadores, docentes e estudantes.

SIMPÓSIO – O II Simpósio de Imunização da UNISANTOS teve o objetivo de avaliar a imunização no Brasil, no Estado de São Paulo e na Região Metropolitana da Baixada Santista, com a divulgação do Observatório das Vacinas. Ele surgiu pela relevância da pesquisa realizada na UNISANTOS e pela necessidade de apoiar as demandas regionais sobre imunização, fornecendo subsídios para a melhoria na cobertura vacinal. Tem o apoio institucional da Fundação Bill & Melinda Gates.

COBERTURA – Nos links abaixo, confira outras palestras que ocorreram durante o II Simpósio de Imunização da UNISANTOS.

• COVID-19 – Representante da Organização Pan-Americana de Saúde fala sobre a situação global da vacinação

• VACINAS – Pesquisadora do Instituto Butantan fala sobre plataformas das vacinas para  Covid-19

• E-BOOK – Pesquisadores apresentam a obra “Imunização e cobertura vacinal: passado, presente e futuro”