VACINAS- Pesquisadora do Instituto Butantan fala sobre plataformas das vacinas para  Covid-19

Apresentação da professora doutora Maria da Graça Salomão

Com objetivo de compartilhar um pouco mais sobre as plataformas de vacinas, suas descobertas e estudos, a pesquisadora do Instituto Butantan, a professora doutora Maria da Graça Salomão foi a responsável por ministrar a conferência “Plataformas das Vacinas para COVID-19: Conceitos e Atualizações”. Ela esteve ao lado da pós-doutoranda Ysabely de Aguiar Pontes Pamplona, mestre e doutora pela UNISANTOS, e do Observatório das Vacinas, que fez a mediação do evento.

VACINAS- Pesquisadora de um dos maiores institutos de pesquisas do País, a bióloga explicou como são fabricadas as vacinas oferecidas para Covid-19 e quais as vantagens e desvantagens tecnológicas de cada uma. Segundo ela, o País enfrenta uma dificuldade grande na oferta desses imunizantes e, por conta disso, foram desenvolvidas diversas plataformas.

Doutora em Fisiologia Geral e Animal, Maria Salomão comentou que as vacinas passam a produzir anticorpos em nossos corpos, e que todo conhecimento adquirido no passado foi primordial para a produção desses imunizantes. “É de extrema importância internar esse conhecimento para poder fabricar suas próprias vacinas”.

PESQUISA – A convidada ainda ressaltou que diversos fatores ainda estão sendo pesquisados em relação a estes imunizantes e que diversos estudos continuam sendo realizados com relação a este tema. “Sabemos pesquisar vacinas, importar e com grande velocidade fazer chegar no braço, mas agora temos a batalha para que essa cobertura chegue aos níveis desejados. Quando nos vacinamos estamos participando de todo esse processo, e acredito que conversar é a melhor forma para esclarecer essas questões”, disse.