E-book traz reflexões sobre a coordenação pedagógica e a formação do coordenador

A coordenação do trabalho pedagógico na escola processos e prátiA Editora Universitária Leopoldianum acaba de lançar o e-book  A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas.  Fruto do trabalho realizado por pesquisadores de diferentes instituições, a obra é organizada pelas professoras doutoras Maria Amélia Santoro Franco e Elisabete Ferreira Esteves Campos, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNISANTOS.

A publicação está organizada em três eixos: a) Contextualização histórica e formação identitária do coordenador pedagógico; b) As ações formativas nos contextos de trabalho com os professores e os desafios na organização do trabalho pedagógico; c) Coordenação pedagógica partilhada: o diálogo como proposta de uma educação crítico-transformadora. Na apresentação da obra, a coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, a professora doutora Irene Jeanete Lemos Gilberto, ressalta que o trabalho dos autores “traz para o debate educacional reflexões sobre a coordenação pedagógica, sua contextualização histórica e a formação identitária do coordenador pedagógico, enfatizando aspectos de sua função como formador de professores, função essa permeada pelos desafios que esse profissional enfrenta no cotidiano das escolas para a organização do trabalho pedagógico, seja nos contextos de formação continuada ou formação em serviço”.

Compõem a obra, os seguintes artigos: Da Pedagogia à coordenação pedagógica: um caminho a ser re-desenhado, de Maria Amélia do Rosário Santoro Franco; Coordenação pedagógica: conceito e histórico, de Sandra Regina Brito de Macedo; Coordenação pedagógica: marcas que constituem uma identidade, de Maria Amélia do Rosário Santoro Franco e Simone do Nascimento Nogueira; A formação contínua em terreno colonizado: desafio para a coordenação pedagógica, de Isaneide Domingues e Valéria Cordeiro Fernandes Belletati; A pesquisa-ação como instrumento da coordenação pedagógica: reflexões sobre o planejamento escolar, de Elisabete Ferreira Esteves Campos; Um estudo a partir da ótica dos gestores sobre as reformas curriculares na escola, de Sandra Faria Fernandes; Autoavaliação de escolas: contribuições para o desenvolvimento de uma gestão democrática, de Helena Maria dos Santos Felício e Carlos Silva; e Os desafios da coordenação pedagógica: responsabilidades partilhadas, de Elisabete Ferreira Esteves Campos.

Para acessar a obra, CLIQUE AQUI.