EXTENSÃO – Restaurante-escola “Estação Bistrô” recebe nova turma, com selecionados pelo Petrochef, para o curso de qualificação em serviços e alimentos e bebidas

Chef Júnior Monteiro com a nova turma do restaurante-escola “Estação Bistrô”

Hospitalidade e serviços de salão, fundamentos de confeitaria e panificação, habilidades básicas na cozinha, educação financeira, práticas de cozinha quente e fria, bebidas e degustação, e empreendedorismo. Estes foram os conteúdos trabalhados durante 20 dias com a nova turma do curso de qualificação em serviços e alimentos e bebidas, do restaurante-escola “Estação Bistrô”, projeto de extensão desenvolvido pela UNISANTOS em parceria com a Prefeitura de Santos. Um dos diferenciais dessa 24ª turma é a presença dos cinco primeiros contemplados pelo PetroChef – Projeto de Capacitação em Alimentos e Bebidas, que tem aporte de R$ 9 milhões, pois foi um dos 34 selecionados no Brasil, entre 357 propostas que participaram do edital do Programa Petrobras Socioambiental.

Estudantes tiveram a aula sobre o preparo da Meca Santista

Hoje, na última aula realizada na UNISANTOS, eles tiveram a oportunidade de aprender a fazer o prato oficial da cidade de Santos, a Meca Santista. Sob o comando do chef Júnior Monteiro, acompanharam todas as etapas de elaboração do prato. Os jovens que integram o restaurante-escola são selecionados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Santos, e permanecem durante seis meses realizando atividades nas áreas da cozinha quente, cozinha fria, panificação, salão e bar do “Estação Bistrô”, que já formou mais de 500 adolescentes e adultos.

 

Ketlyn Vitória
João Pedro Biagi

OPORTUNIDADE – Ketlyn Vitória da Silva Oliveira, de 24 anos, reside na Vila dos Criadores, na divisa entre Santos e Cubatão, e soube do curso por amigas que já realizaram a qualificação. Mãe de uma criança de 3 anos, ela terminou o ensino médio, no final do semestre passado, e acredita que essa oportunidade pode alavancar a sua carreira.  “Estou me descobrindo e amando participar desse curso. Aqui, aprendemos muita coisa e isso abre portas. Os professores são de excelência e conhecimento nunca é demais”, disse.

 

João Pedro Biagi Casseta, de 19 anos, mora no bairro da Aparecida, em Santos, e não havia pensado na área da Gastronomia, mas ao ser direcionado para o projeto ficou empolgado com o curso, pois gosta de cozinhar. “Estou gostando bastante. É muito interessante conhecer os diferentes pratos e estar aqui nesse espaço”, contou.

 

Os primeiros selecionados do PetroChef. Primeiro à esquerda, Alexsander Towsky,  e primeira à direita, Izabely Bakita

PETROCHEF – Izabely Bakita, de 23 anos, moradora do Morro Santa Maria, soube da oportunidade do Petrochef pelo Instagram. “Essa é uma oportunidade que nem todas as pessoas têm. Não esperava ser contemplada, apesar de conhecer o curso do restaurante-escola por meio da minha irmã e cunhada, que já foram alunas. Esse aprendizado é para o futuro profissional e para a vida”, disse.

 

Alexsander Towsky do Amaral Gomes, de 20 anos, morador do bairro da Alemoa, ficou sabendo do Petrochef  pela irmã, que foi aluna da última turma do restaurante-escola. “Não sabia o que fazer, mas estou gostando e conhecendo pessoas importantes que estão me dando dicas. Os professores são muito bons. Penso também em fazer um curso de Gastronomia. Essa pode ser minha profissão.”

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!