FORMAÇÃO: UNISANTOS participa de audiência pública para discutir as diretrizes da Extensão Universitária no País

(FOTO – DIVULGAÇÃO) – Audiência reúne especialista da área da Educação em Brasília

Coordenador do curso de História, o professor mestre Paulo Fernando Campbell Franco representou a UNISANTOS em audiência pública, no dia 17 de setembro, na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília. O objetivo foi discutir a minuta de resolução que estabelece diretrizes para a Extensão Universitária em todo o Sistema de Educação das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras.

 

O professor Paulo Campbell esclareceu que “a resolução, além de instituir princípios, fundamentos e procedimentos para a Extensão Universitária brasileira, também reflete o reconhecimento da Extensão como elemento de grande importância na formação dos estudantes, pois promove a disseminação do conhecimento acadêmico, por meio do diálogo permanente com a comunidade externa, reforçando o compromisso social voltado à transformação da sociedade”. A minuta de resolução define a Extensão na Educação Superior Brasileira como “um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico, tecnológico e político que promove a interação transformadora entre as Instituições de Ensino Superior e outros setores da sociedade, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”, explicou Campbell. Outro destaque foi o fato de que o documento trata também sobre a inclusão da Extensão Universitária em, no mínimo, 10% da carga horária dos currículos dos cursos de graduação, cuja meta foi estabelecida nos Planos Nacionais de Educação de 2001 e 2014.

 

Como próximo passo, o docente contou que “após a realização da audiência pública, a minuta de resolução seguirá para votação no CNE. A partir da sua homologação, que deverá ocorrer até o mês de novembro, a normativa estabelecerá o prazo de dois anos para as IES implantarem os dispositivos do texto”.

 

A audiência pública contou com a presença de representantes dos fóruns de Extensão das IES públicas, particulares e comunitárias, integrantes do CNE/MEC e sociedade civil.

 

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