Os docentes do Programa de Educação são filiados a instituições nacionais e internacionais, entre as quais: Anped; Anpae; AMCE/Wear; Clacso; Afirse; SBPC; Intercon; Sociedade Brasileira de História de Educação (SBHE); Anfope; Anpuh; International Sociological Association (ISA); Rede Latino-Americana de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho Docente (Rede Estrado); Latin American Studies Association (Lasa). Também integram comitês científicos das referidas associações e de periódicos qualificados da área.
Projeto:
O pensamento de Paulo Freire: política, teoria e prática
Descrição:
O projeto tem como objetivo investigar sistematicamente elementos dos campos da Formação de Professores, do Currículo, da Didática e da Pesquisa Participante, sob a perspectiva da educação crítico-emancipatória. Ele se articula à pesquisa desenvolvida pela Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, financiada pelo CNPq, que foca na análise de políticas e práticas educacionais a partir do legado freireano. Os estudos realizados no âmbito do projeto buscam compreender criticamente concepções, políticas e práticas de formação de professores e desenvolvimento curricular, e gerar análises e proposições no contexto da luta coletiva por justiça social.
As pesquisas se dividem em duas linhas de investigação: a primeira mapeia e explora a bibliografia pertinente às temáticas em foco, e a segunda busca compreender, por meio de estudos qualitativos de base empírica, diferentes contextos e políticas de Formação Docente e Currículo. Espera-se que a pesquisa suscite novos conhecimentos e formas de intervir na realidade, a partir dos processos e resultados obtidos, que têm sido divulgados em periódicos de ampla circulação e eventos da área de Educação. Os achados obtidos até o momento apontam caminhos viáveis para a implementação de propostas e práticas de formação de educadores e desenvolvimento curricular com base no pensamento de Paulo Freire. Nesse sentido, destaca-se a relevância de tomar a realidade concreta dos sujeitos como ponto de partida da prática educativa, de assumir o diálogo como condição para a construção de conhecimentos significativos e de investir na participação política como potencializadora do trabalho coletivo e da democracia na Escola e na Universidade.
Este projeto se articula com o grupo de pesquisa “Currículo e Formação de Professores: Diálogo, Conhecimento e Justiça Social”
Profª. Drª. Denise Regina da Costa Aguiar
Projeto:
Políticas públicas educacionais: cotidiano escolar e trabalho pedagógico
Descrição:
O presente projeto propõe-se a investigar as dimensões das políticas públicas, da epistemologia, do currículo, de projetos inovadores, da organização dos tempos e espaços escolares, da organização do trabalho coletivo e formação de educadores, da gestão democrática, mais especificamente, a relação da escola com a família, com a comunidade e interações com o território, no que se refere à garantia e permanência de uma educação crítica e emancipatória.
A pesquisa será desenvolvida por meio de abordagem qualitativa, com estudo bibliográfico e exploratório para o mapeamento e aprofundamento da temática e pesquisa empírica através de estudos de caso, estudos etnográficos e pesquisa-ação em diferentes municípios, em especial, na região da Baixada Santista. Espera-se que os estudos possam ampliar conhecimentos, subsidiar pesquisadores, gestores de políticas públicas e o fazer político-pedagógico de educadores nas escolas comprometidos com princípios e práticas da educação em uma perspectiva crítica e emancipatória. Os resultados serão divulgados em periódicos e em eventos nacionais e internacionais.
Este projeto se articula com o grupo de pesquisa “Políticas Públicas Educacionais: Cotidiano Escolar e Trabalho Pedagógico”
Profª. Drª. Fernanda Corrêa Quatorze Voltas
Projeto:
Avaliação da aprendizagem e formação de educadores: políticas e práticas
Descrição:
A pesquisa conecta-se à investigação desenvolvida pela Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, financiada pelo CNPq, que visa a identificar e analisar a presença e atualidade do pensamento de Paulo Freire na educação pública brasileira. Volta-se, principalmente, para a análise de políticas e práticas de avaliação educacional e formação de educadores, a partir de uma perspectiva crítico-emancipatória, comprometida com a explicitação das contradições da realidade, sobretudo, em contextos de desigualdade socioeconômica, e com a proposição de alternativas teórico-metodológicas capazes de contribuir com a transformação social, no sentido da democracia.
De abordagem qualitativa, os estudos desenvolvidos a partir da referida pesquisa, na dimensão metodológica, utilizam estratégias tais como: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas, dentre outras. Em relação ao quadro teórico, destacam-se as contribuições de Paulo Freire, Cipriano Luckesi, Celso Vasconcellos, Domingos Fernandes, António Nóvoa, Francisco Imbernón, Júlio Emílio Diniz Pereira e Kenneth Zeichner. Os achados das investigações serão registrados em dissertações e teses. Intenciona-se que resultados das produções derivadas da pesquisa sejam amplamente divulgados em eventos acadêmicos, periódicos bem qualificados da área de Educação, redes sociais, de modo a inspirar o desenvolvimento de outras investigações, de políticas e práticas educativas.
Este projeto se articula com o grupo de pesquisa “Avaliação Educacional e Formação de Educadores: Políticas e Práticas”
Profª. Drª. Guadalupe Corrêa Mota
Projeto:
Educação e formação de professores em contexto de cibercultura digital: por novas abordagens crítico-decoloniais
Descrição:
Trata-se de projeto a ser desenvolvido com alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Universidade Católica de Santos. Situa-se no contexto do Objetivo 4 Educação apresentado pela Organização da Nações Unidas (ONU), na Agenda 2030, para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a fim de assegurar o direito humano à educação integral, inclusiva, equitativa, e socioambientalmente sustentável. A fim de tornar operacionalizáveis tais princípios, há de se considerar ainda questões como o acesso universal à educação, formação de professores, inovação e pesquisa educacional, diversidade e interculturalidade em contexto de globalização, educação em situação de conflitos e uso das tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas.
Com o avanço da cibercultura digital, desencadeado pelo capitalismo informacional, é imperativo reexaminar pressupostos epistemológicos, teóricos e práticos da educação e da formação de professores, a fim de compreender como a dinâmica da cibercultura está a impactar o cotidiano da educação em todas dimensões deste fenômeno social e em todos os contextos socioculturais: tanto a dinâmica interna do sistema educacional escola, professores, alunos, currículo, didática, gestão escolar quanto a externa, ou seja o relacionamento escola-sociedade-governo, neste tempo em que a infraestrutura tecnológica digital está a reorganizar formas tradicionais de viver a vida em sociedade, processo que vem ainda marcado pelo crescimento da desigualdade social, agora também no modo de desigualdade digital.
Pretende-se com este projeto investigar a natureza do ciberespaço como nova ambiência de sociabilidade da vida coletiva, na qual já estão sendo forjados novos modos de ensinar e aprender e novas formas de cidadania. Desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: Investigar as percepções e experiências de professores em relação à integração da cibercultura digital em suas práticas pedagógicas; desenvolver e testar estratégias de formação de professores baseadas nos princípios freirianos adaptados ao contexto digital; construir novas formulações teóricas e epistemológicas sobre processos educativos crítico-decoloniais no ciberespaço; desenvolver produtos teóricos e materiais relacionados a pedagogias e práticas crítico-decoloniais adequadas à educação e formação de professores no ciberespaço. Para atingir esses objetivos, adotar-se-á como ponto de partida a Metodologia da Investigação Temática (MIT), de Paulo Freire, e em metodologia a ser construída durante a pesquisa, tendo em vista a dinâmica altamente mutável do ciberespaço. Como referencial teórico, em perspectiva interdisciplinar, subsidiam o projeto autores do campo da Comunicação, da Educação, da Antropologia Cultural e das Epistemologias Decoloniais.
Desde o início da identificação das Palavras Geradoras (primeira etapa da MIT) até a entrega final dos produtos, os encontros decorrerão em situação de diálogo crítico, problematizador, a fim de se produzir aportes teóricos, epistemológicos, práticos para a construção da crítica à ciência moderna, colonial norte-eurocentrada e em vista da produção de práticas educacionais transformadoras marcadas pela interculturalidade, inclusividade e ação emancipatória dos sujeitos nos seus entornos sociais. Espera-se que este projeto proporcione insights teóricos e práticos sobre como integrar a cibercultura digital na formação de professores, contribuindo para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas inovadoras, socialmente críticas e emancipatórias. Os resultados também podem informar políticas educacionais e práticas de desenvolvimento profissional de educadores na cibercultura.
Este projeto se articula com o grupo de pesquisa “Educação e formação de professores em contexto de cibercultura digital: por novas abordagens crítico-decoloniais”
Prof. Dr. Itamar Mendes da Silva
Projeto:
Políticas públicas e gestão educacional
Descrição:
O projeto compõe o campo das políticas públicas educacionais. Os estudos e as pesquisas que seu escopo ancora dialogam com os temas mais variados da educação básica e superior em suas etapas e/ou modalidades: a) direito a educação; b) Unidades, Sistemas e Redes de Educação: gestão, currículo e avaliação da Educação Básica, Profissional, Tecnológica e Superior; c) Planejamento Educacional: teorias, propostas e Planos (PNE-PEE-PME). A abrangência das pesquisas ultrapassa ao âmbito regional e tem no estado de São Paulo seu principal foco de análise. É o desenvolvimento educacional planejado para 2024 a 2034, que se materializa no Plano Nacional de Educação, no Plano Estadual de Educação e nos Planos Municipais de Educação que se propõe a pesquisar em unidades, redes e sistemas de ensino.
A opção metodológica se ancora nas abordagens críticas, fazendo o uso de variadas tipologias de pesquisa, bem como de instrumentos e procedimentos metodológicos. Espera-se construir quadro analítico sobre os processos e produtos, parciais e finais, quanto aos itens explicitados nos objetivos. E, promover diálogos com pesquisadores/as e grupos de pesquisa que se ocupam com o desenvolvimento de pesquisas nas temáticas enfocadas. Também oferecer elementos para o diálogo com redes públicas e unidades escolares com vistas a contribuir com o trabalho da Escola.
Este projeto se articula com o grupo de pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas: Políticas e Gestão Educacional – GEPPGE”
Profª. Drª. Ivanise Monfredini
Projeto:
Ciência social móvil y politizada
Descrição:
A partir de las características que asume la ciencia politizada, ensayamos una definición sobre la ciencia social politizada (Naidorf, Perrotta, 2015) que abordamos en años de trabajo de trabajo conjunto que preceden al GT aquí propuesto. El tópico resulta novedoso para la discusión actual en materia de política científica, no sólo al retomar la categoría politizada para destacar una ciencia comprometida con el cambio social, en clave autonómico y emancipador, sino también y en especial para las ciencias sociales que se encuentran en procesos de permanente revisión dentro del particular escenario que se inicia en el siglo XXI. Asimismo, en segundo término, proponemos vincular, tensionar y complejizar la categoría de ciencia social politizada con la de movilización del conocimiento. La movilización del conocimiento surge en el año 2000 (Levesque, P., 2009; Sá C., 2011, Levin, 2011; Qi & Levin, 2013; Naidorf, 2014, Fishman, 2014), enmarcada en la discusión sobre la necesidad de que las políticas de investigación en ciencias sociales se ajusten a un nuevo requerimiento: contar con la producción de un tipo de conocimiento de lo social “listo para la acción”. Esto implica ir más allá de la tradicional etapa de difusión: sería una función adicional del investigador en ciencias sociales encontrar caminos que enlacen la producción del conocimiento social con la utilización de ese mismo conocimiento social producido.
Si habíamos logrado destacar la ubicación crítica del tema en el contexto y en la política pública latinoamericana y caribeña y en relación con la dinámica global en tiempos de gran dinamismo, profundización de un regionalismo de raíces populares que se diferenciaba de las políticas excluyentes iniciadas con las dictaduras del cono sur, en el actual contexto de retroceso y reconfiguración de las derechas multinacionales enlazadas con las locales nos comprometemos a continuar y profundizar el abordaje de la ciencia social politizada y móvil como eje de una indagación al mismo tiempo comprensiva de los cambios y transformadora en su capacidad de intervención. En este sentido acordamos mantener a fin de profundizar y fortalecer los principales acentos puestos en una indagación que se ha iniciado en el GT 6 2013-2016 denominado “Ciencia social politizada y móvil” en y para una agenda latinoamericana de investigaciones orientada a prioridades desde la universidad? esta vez con la ampliación y enriquecimiento de nuevos y reconocidos colegas con los que hemos compartido trabajos previos a fin de sostener un proyecto de genuino intercambio que nos permita lograr dicha comprensión y transformación desde los países en los que vivimos pero con una perspectiva enfocada en Latinoamérica, su ciencia y su política.
Este projeto se articula com o grupo de pesquisa “Políticas Públicas em Educação: Trabalho e Formação”
Profª. Drª. Maria Amélia do Rosário Santoro Franco
Projeto:
Pedagogia crítica e formação de professores: as possibilidades insurgentes da pesquisa-ação pedagógica (PAPe)
Descrição:
O presente projeto tem por finalidade buscar os subsídios para organizar os fundamentos de uma pedagogia crítica que possa se contrapor à racionalidade desumana que tem dominado a sociedade como um todo; as práticas escolares especialmente e os processos formativos em consequência. Para tanto, parte da seguinte questão de pesquisa: Quais as possibilidades da prática de uma outra pedagogia (crítica), na formação inicial e continuada de docentes?
O projeto aposta na práxis da pesquisa-ação pedagógica, buscando articular pesquisa, ação e formação por meio de uma práxis científica contextualizada nas relações entre os distintos sujeitos, instituições e políticas que constituem o campo da formação docente. Toma a articulação entre a universidade formadora; a escola básica pública e os pesquisadores, como eixo organizador dos estágios formativos, acreditando que esses 3 diferentes espaços podem se transformar em polos formativos que mutuamente se transformam e potencializam o surgimento de novas possibilidades críticas de formação. Como fundamento teórico sustenta-se nos teóricos da pedagogia crítica, a partir de Freire, incorporando estudos mais recentes da pedagogia decolonial como Walsh, hooks, Giroux e Santos; e em Franco, para subsidiar a prática das pesquisas-ações.
Este projeto se articula com o grupo de pesquisa “Pedagogia Crítica: Práticas e Formação”
Profª. Drª. Maria de Fátima Barbosa Abdalla
Projeto:
Políticas, práticas, representações e identidades profissionais
Descrição:
O projeto toma a docência como um referente e propõe-se a subsidiar as reflexões sobre as ações docentes desenvolvidas nos contextos de trabalho, de modo a problematizar as políticas, as práticas, as representações e as identidades profissionais que configuram esse campo profissional, perspectivando a consolidação do pós-doutorado no PPGE, com a criação de redes de pesquisadores nacionais e internacionais e, assim, ampliar a produção do conhecimento no âmbito das políticas, práticas, representações, identidades profissionais e desenvolvimento profissional. Trata-se de um projeto que aproxima a Universidade Católica de Santos de duas universidades (uma brasileira e outra, africana) e que se propõe ao desenvolvimento de processos de formação em parceria, que venham a favorecer os Grupos de Pesquisa das instituições.
Este projeto se articula com o grupo de pesquisa “Instituições de Ensino, Políticas e Práticas”
Prof. Dr. Ricardo Costa Galvanese
Projeto:
Politicidade da educação e educacidade da política
Descrição:
Trata-se de um projeto de pesquisa acadêmica voltado para alunas(os) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos que, pela integração da Ciência Pedagógica à Ciência Política e à Filosofia Política, possibilita, de forma geral, a investigação das identidades e relações entre a educação e a política, numa perspectiva crítico-emancipatória e, de forma específica, o estudo do problema da crise da democracia na contemporaneidade, do neofascismo e do extremismo político de direita no âmbito nacional e internacional, bem como das suas repercussões nas esferas da educação e da pesquisa em educação. O projeto tem como objetivo possibilitar trajetórias investigativas no campo da pesquisa pedagógica que integrem na análise dos fenômenos educacionais categorias oriundas do conhecimento filosófico-político e científico-político acumulado e em elaboração.
O projeto justifica-se pela necessidade de formar, através de procedimentos da investigação científica, educadoras e educadores que, na condição de cidadãs e cidadãos críticas(os) e participativas(os), interpretem suas escolhas profissionais à luz dos desafios enfrentados pela sociedade contemporânea, especialmente aqueles relativos à defesa da democracia e ao combate ao autoritarismo. A intransparência do momento histórico e o retrocesso das convicções igualitárias e democráticas no Brasil e em diversos países do mundo têm gerado inquietações em todos aqueles que atuam, de uma forma ou de outra, em defesa dos valores da democracia e da igualdade. Impõe-se, em razão deste quadro, a necessidade do desenvolvimento de investigações científicas no campo da educação e da política que elucidem a dinâmica interna desses processos, com destaque especial para aqueles relacionados ao crescimento de movimentos sociais, partidos políticos e governos de extrema direita e sua repercussão na educação. Pretende- se que a produção acadêmica decorrente deste projeto se substancialize em intervenções pedagógicas e sociais, no âmbito local e global e que seja publicizada através de periódicos especializados nas áreas da pesquisa em educação e política.
Este projeto se articula com o grupo de pesquisa “Educação e Política”
Prof. Dr. Roberto Araújo da Silva Vasques Rabelo
Projeto:
Formação de professores e profissionais para a educação superior
Descrição:
O projeto se dedica ao estudo dos múltiplos aspectos que envolvem a formação de professores e profissionais para a educação superior, abordando elementos fundamentais, contextuais, políticos, teóricos e práticos. O foco de investigação desdobra-se em três linhas específicas interrelacionadas. A primeira investiga fundamentos da educação superior, pedagogia universitária e didática no ensino superior, onde são analisados princípios e finalidades que sustentam e orientam práticas pedagógicas nesse segmento educacional. A segunda linha estuda a formação de professores e profissionais para a educação superior, investigando características e condições de políticas, programas e práticas vinculadas à formação inicial, continuada e permanente de docentes, gestores e outros profissionais que atuam nesse campo.
Por fim, a terceira linha específica investiga história, políticas públicas, gestão e avaliação da educação superior, com foco na historicidade da educação superior brasileira, bem como políticas públicas, gestão e avaliação nesse segmento educacional. O objetivo do projeto é contribuir com o desenvolvimento do conhecimento sobre educação superior em geral e a formação de professores para esse nível educacional. Especificamente, o projeto pretende colaborar com a construção de políticas e práticas que contribuam para a superação de desafios contemporâneos da educação superior, estimulando a produção de justiça social, inovações pedagógicas e a qualificação de professores e profissionais que atuam ou venham a atuar no ambiente educacional superior.
Este projeto se articula com o grupo de pesquisa “Formação de Professores e Profissionais para a Educação Superior – GPFORPRES”