Área de Concentração: Educação e Formação

Linha de Pesquisa 1: Políticas e Práticas de Formação de Professores
A linha decorre de uma tradição de pesquisa consolidada no Programa de Educação, centrada na formação dos professores, e tem como referência estudos de temas que abrangem o campo das políticas de formação e da profissionalização docente na educação superior e na educação básica. Tem como objetivo a formação de pesquisadores com vista à produção de conhecimentos que expressem as inter-relações entre as políticas públicas, os programas de formação de professores e seus impactos nas práticas pedagógicas.
Eixos temáticos: Práticas pedagógicas emancipatórias; diferentes racionalidades políticas contemporâneas que envolvem processos de avaliação, diretrizes curriculares, gestão educacional; formação de professores em seus vários níveis – da educação infantil à pós-graduação; modalidades de formação e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nos processos formativos.

Linha de Pesquisa 2: História e Historiografia da Educação
A Linha de Pesquisa tem como objeto a educação e formação do ser social na história. Congrega-se a uma tradição de pesquisa consolidada no programa que se ocupa da formação do ser social na história. A linha investiga processos de educação e formação de sujeitos em diferentes tempos e espaços sociais. Considera a História e a Historiografia da Educação no campo da História Social e suas relações com a Cultura e a Pedagogia. Tem por objetivo promover atividades de pesquisa que contribuam para a formação crítica de pesquisadores no campo da História da Educação.
Eixos temáticos: Políticas e práticas de preservação da memória e da história da educação escolar e de instituições educacionais e culturais. As fontes documentais são consideradas em suas especificidades e complementaridade, envolvendo legislação, mídia, artes, fontes orais e objetos da cultura material, a ética na pesquisa.

Linha de Pesquisa 3: Políticas Públicas Educacionais
A Linha de Pesquisa estuda as políticas públicas em Educação como práticas sociais estabelecidas na relação entre educação, estado e sociedade, a partir de perspectivas teóricas e metodológicas trazidas de diferentes áreas do conhecimento, considerando os amplos processos de formação, os sujeitos envolvidos e os principais problemas contemporâneos da área. Tem por objetivo compreender, de forma crítico-propositiva, as relações entre Estado, Políticas Educacionais e Sociedade e a produção das desigualdades educacionais, enfatizando as reformas educacionais no País e na América Latina.
Eixos temáticos: Regulação e indução de políticas educacionais; educação formal e não formal; ciência e tecnologia; movimentos sociais e coletivos; educação e trabalho; gestão democrática do ensino e da Educação; democratização do ensino; igualdade/desigualdade e justiça social; representações sociais na Educação.