Coordenador: Prof. Me. Paulo Roberto Costa de Jesus

Carga horária: 364 horas

Modalidade: Presencial

Objetivos
• 
Possibilitar aos participantes amplo desenvolvimento de seus projetos profissionais, oferecendo subsídios para melhor entender e lidar com os assuntos relacionados ao fenômeno criminal, com impacto direto na formação técnica, científica, cidadã e humanitária do pós-graduando.
• Habilitar o profissional a assumir papel de agente de mudanças, potencializando e concretizando a disseminação do sistema protetivo criado em prol dos cidadãos, incentivando a adoção de meios alternativos na prevenção e nas soluções dos conflitos sociais representados pelo fenômeno criminal.
• Propiciar atuação estratégica no meio social e jurídico, pelo conhecimento dos elementos e das características que envolvem o fenômeno criminal, com o exame aprofundado dos principais institutos científicos relacionados à matéria.
• Ampliar a visão do profissional do Direito para que vislumbre o fenômeno criminal como um elemento do sistema social e jurídico.

Público-alvo: Advogados, delegados de polícia, defensores públicos, promotores de Justiça, juízes de Direito e mediadores, além de médicos legistas, psiquiatras, psicólogos e demais profissionais interessados em ampliar conhecimentos na área das Ciências Criminais. Graduação em Direito, ou em áreas afins.

Conteúdo Curricular
O Fenômeno Criminal e as Ciências Criminais
Direito de Punir e a Realidade Brasileira
A Construção do Raciocínio Criminológico
Direito Penal Contemporâneo
Bases e Vetores Político-Criminais
Dogmática Processual Penal e sua Aplicação no Ordenamento Jurídico Brasileiro
Dilemas Sociais sob a Ótica Criminológica
Procedimentos no Processo Penal e sua Operabilidade
O Entrelaçamento entre a Medicina Legal e o Direito Penal
Questões de Política Criminal
Proteção Penal Especial

Os cursos de Especialização/MBA da Universidade Católica de Santos atendem à normativa vigente sobre os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, a Resolução CNE-CES 1, de 6 de abril de 2018, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos e para a Educação Ambiental. Eles foram construídos em consonância com as novas políticas públicas nacionais para os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, que visam estabelecer um padrão superior de qualidade para a formação de especialistas.

Benefiícios
A UniSantos oferece os seguintes benefícios (*):
• Bolsa Ex-aluno para Pós-Graduação Lato Sensu: 25% de desconto para ex-alunos da Católica de Santos (curso de Graduação concluído).
• Bolsa Empresas Conveniadas: descontos variáveis para funcionários de empresas conveniadas. Confira a relação
Bolsa Escolas Conveniadas: descontos variáveis para professores de escolas conveniadas.
• Bolsa Fidelização Familiar: 20% para estudante que possua vínculo de parentesco (cônjuges, pais e filhos, ou irmãos) com formados na Universidade, ou com estudantes com matrícula ativa em cursos de Graduação, Especialização ou Stricto Sensu da UniSantos, concomitantemente; ou ainda, num desses e na educação básica do Liceu Santista, concomitantemente.
(*) Alguns descontos não se aplicam à matrícula.

Setor de Atendimento
Campus Dom Idílio José Soares
Endereço: Av. Conselheiro Nébias, 300 – Vila Mathias, Santos
Telefone: 3205-5555 – ramal 1388
Horários: Segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 16h.

Observações
• A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
• Documentação necessária para quem não é aluno da Católica de Santos: cópias do RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, diploma (autenticado) e Curriculum Vitae (resumido).
• A matrícula pode ser feita independentemente da entrega dos documentos, mas só será validada depois que eles forem apresentados.
• A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
• A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.