UNISANTOS apresenta convênio inédito do restaurante-escola na Univates

RESTAURANTE ESCOLA cópia
Restaurante-escola fica na antiga estação do Valongo, no Centro

A UNISANTOS irá apresentar na Universidade do Vale do Taquari (Univates), no próximo dia 22, a primeira parceria formalizada no País com recursos orçamentários do poder público estatal, conforme define a Lei que qualifica as instituições comunitárias de educação superior. O convênio firmado, no dia 17 de agosto, com a Prefeitura Municipal de Santos, para o funcionamento do Restaurante-escola Estação Bistrô, também foi apresentado no dia 1 de setembro, na reunião da rede das comunitárias paulistas que integram a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc).

A primeira parceria, que teve início em 2012, envolvia o Ministério do Turismo, a Prefeitura de Santos e a UNISANTOS. O convênio rende bons frutos, pois 270 jovens em condição de vulnerabilidade social já foram selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social para o programa. No total, foram formadas até o momento nove turmas, somando um total de 125 concluintes. Muitos, já encaminhados para o mercado de trabalho.

Restaurante-escola cópia
O atendimento é de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas

Por meio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, a UNISANTOS faz a capacitação e atua diretamente com oito docentes e oito técnicos no local, que funciona de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas. A instituição também é responsável pela gerência administrativa. Os jovens permanecem de 6 a 7 meses e vivenciam todas as etapas de trabalho em um restaurante, atuando nas áreas da cozinha quente, cozinha fria, panificação, salão e bar.

PÚBLICA NÃO-ESTATAL – Uma Universidade pública não-estatal. Assim, a Universidade Católica de Santos está reconhecida como Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES), conforme a Lei nº 12.881, de 12 de novembro de 2013. Qualificada como entidade de interesse social e de utilizada pública, a UNSANTOS, única na Região Metropolitana da Baixada Santista nesta categoria, pode receber recursos orçamentários do poder público para o desenvolvimento de atividades de interesse público e oferecer de forma conjunta com órgãos públicos estatais, mediante parceria, serviços de interesse público.